Page 41 - Diretriz de Avaliacao EF e EM - 2ª Edição
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3.1.1.2 Estruturação de itens discursivos
No caso das propostas de redação, recomenda-se a estruturação da proposta de redação de
acordo com o preceituado nas Diretrizes para Produção Textual, transcritos a seguir:
• Parte I: Introduzir com instruções objetivas sobre diagramação e critérios de elaboração.
• Parte II: Coletâne de textos motivadores com mínimo de 3 e máximo de 4 referências,
sendo ao menos uma multimodal.
• Parte III: sugestão de leitura complementar, incluindo, ao menos, uma referência da cultura
digital (hipertexto, vídeos, entre outros) e, quando possível, uma obra literária.
• Parte IV: comando da proposta de redação.
Na correção de redações, recomenda-se o uso das matrizes de correção institucionais conforme
o segmento (vide ANEXOS C, D, E e F) a fim de conferir maior transparência e objetividade na
pontuação. Para gêneros textuais ou propostas específicas, recomenda-se a elaboração de
uma matriz de correção própria a partir das matrizes de correção institucionais, que devem vir
anexada à avaliação (verificar o capítulo de rubricas desta diretriz).
É importante que os itens discursivos venham sempre acompanhados de um padrão de resposta,
que represente a expectativa de resposta ideal de resolução, o qual pode ser estruturado por meio
de tópicos que devem constar na resposta dos estudantes. Para isso, recomenda-se a orientação
por rubricas, não deixando margem para a subjetividade.
O padrão de resposta não somente orientará a correção do professor, mas também testará se
o comando alcança o objetivo da questão. Os comandos necessitam de uma linguagem clara e
objetiva. A seguir, elementos que podem contribuir para a construção de bons comandos.
• Modalização: expressão circunstanciada que estabelece o recorte do conteúdo relacionado
à questão
• Conteúdo: conjunto de valores, conhecimentos, habilidades e atitudes
• Objetivo: verbos orientados para mensurar a habilidade da questão
• Orientação: direcionamento dado sobre a abrangência da resposta e os aspectos a serem
abordados
Leia o exemplo a seguir:
Considerando as informações e os argumentos presentes nos textos I e II,
discorra a respeito da relação entre arte, cultura e censura, à luz da ideia de
liberdade artística garantida pela Constituição Federal de 1988. Apresente, em
seu texto, duas ações educativas que podem contribuir para minimizar essas
tensões e garantir a liberdade artística prevista pela lei. (INEP, 2021)
Para ampliação da análise, siga a legenda dos elementos aplicados no comando:
• Modalização: fragmentos sublinhados.
• Conteúdo: fragmentos em itálico.
• [Objetivo]: fragmentos entre colchetes.
• {Orientação}: fragmentos entre chaves.
Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem – Ensino Fundamental e Ensino Médio 41