Page 41 - Diretriz de Avaliacao EF e EM - 2ª Edição
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3.1.1.2 Estruturação de itens discursivos
          No caso das propostas de redação, recomenda-se a estruturação da proposta de redação de
          acordo com o preceituado nas Diretrizes para Produção Textual, transcritos a seguir:
          •   Parte I: Introduzir com instruções objetivas sobre diagramação e critérios de elaboração.
          •   Parte II: Coletâne de textos motivadores com mínimo de 3 e máximo de 4 referências,

             sendo ao menos uma multimodal.
          •   Parte III: sugestão de leitura complementar, incluindo, ao menos, uma referência da cultura
             digital (hipertexto, vídeos, entre outros) e, quando possível, uma obra literária.
          •   Parte IV: comando da proposta de redação.
          Na correção de redações, recomenda-se o uso das matrizes de correção institucionais conforme
          o segmento (vide ANEXOS C, D, E e F) a fim de conferir maior transparência e objetividade na
          pontuação. Para gêneros textuais ou propostas específicas, recomenda-se a elaboração de
          uma matriz de correção própria a partir das matrizes de correção institucionais, que devem vir
          anexada à avaliação (verificar o capítulo de rubricas desta diretriz).
          É importante que os itens discursivos venham sempre acompanhados de um padrão de resposta,
          que represente a expectativa de resposta ideal de resolução, o qual pode ser estruturado por meio
          de tópicos que devem constar na resposta dos estudantes. Para isso, recomenda-se a orientação
          por rubricas, não deixando margem para a subjetividade.
          O padrão de resposta não somente orientará a correção do professor, mas também testará se
          o comando alcança o objetivo da questão. Os comandos necessitam de uma linguagem clara e
          objetiva. A seguir, elementos que podem contribuir para a construção de bons comandos.
          •   Modalização: expressão circunstanciada que estabelece o recorte do conteúdo relacionado
             à questão
          •   Conteúdo: conjunto de valores, conhecimentos, habilidades e atitudes
          •   Objetivo: verbos orientados para mensurar a habilidade da questão
          •   Orientação: direcionamento dado sobre a abrangência da resposta e os aspectos a serem
             abordados
          Leia o exemplo a seguir:
                      Considerando as informações e os argumentos presentes nos textos I e II,
                      discorra a respeito da relação entre arte, cultura e censura, à luz da ideia de
                      liberdade artística garantida pela Constituição Federal de 1988. Apresente, em
                      seu texto, duas ações educativas que podem contribuir para minimizar essas
                      tensões e garantir a liberdade artística prevista pela lei. (INEP, 2021)
          Para ampliação da análise, siga a legenda dos elementos aplicados no comando:
          •   Modalização: fragmentos sublinhados.
          •   Conteúdo: fragmentos em itálico.
          •   [Objetivo]: fragmentos entre colchetes.
          •   {Orientação}: fragmentos entre chaves.




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