Page 271 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 271

Apresentação do projeto
                                          Questão orientadora: o que escrevemos em
        Título do projeto: Let’s go shopping!  uma lista de compras?
        Professoras: Celina Siqueira e Thaisa Silva   Para que serve uma lista de compras e como
                                          sua família geralmente faz esse tipo de lista?

        Unidade Marista/Ano curricular:   Duração: uma semana.
        Colégio Marista Dom Silvério/1º EFAI 2022
        Propósito: o objetivo deste projeto é, juntamen-
        te com as professoras regentes do 1º ano Fun-  Produto final: produzimos listas de compras
        damental, destacar um gênero textual estudado   escritas utilizando encartes de supermer-
        pelas crianças: as listas, bem como praticar e   cado, colamos em um carrinho de compras,
        consolidar o vocabulário trabalhado na unidade   previamente impresso em folha A4, produ-
        didática. Ao mesmo tempo objetivamos fazer   tos que compramos em nossas casas. Cada
        uma conexão com o conteúdo trabalhado pelas   criança escolheu seus produtos baseando-se
        regentes, trabalhando as listas de compras (sho-  no consumo de sua família. As atividades pro-
        pping list), através de registros e atividades de   duzidas foram colocadas no portfólio.
        corte e colagem.
        Recursos: folhas coloridas, encartes de supermercado, atividade em folha.

        Referências:
                                 Provocações iniciais

        Provocações:
        Questões iniciais: Por que fazemos listas? Por que elas nos ajudam? Sua família faz listas?

                                Aspectos curriculares
        Objetivos de aprendizagem:
        Gêneros textuais:                 Aspectos multiculturais:
        * Possibilitar o conhecimento das diversas for-  Trabalhamos  em  conjunto com as  regentes
        mas de escrita na sociedade.      um conteúdo presente tanto no dia a dia das
                                          pessoas como no roteiro de estudo delas. A
        - Produção de listas: Diretrizes básicas próprias   produção de listas favorece uma reflexão so-
        do gênero – Numerar itens, colocar um item por   bre os hábitos alimentares da família e sobre
        linha, a ordem é de acordo com a necessidade e   o consumo consciente, visto que as crianças
        não por ordem alfabética.         pensaram na quantidade de cada item que
                                          colocaram no carrinho de compras.
        * Possibilitar a produção de listas para organiza-
        ção de eventos, compras etc.


 Diretrizes do Programa Marista Bilíngue  271                     4ª Edição 271
   266   267   268   269   270   271   272   273   274   275   276