Page 269 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 269
Provocações: A palavra PET e seu significado. Nem todos os animais que aparecem no PET SHOW
da página 34 são PETS. Que tipo de animais aparecem lá, também? Quais suas semelhanças e
diferenças? Por que alguns não levaram animais de verdade, e sim de brinquedo? Por que todos
se assustaram com o PET do Whisper? A aranha é/ou pode ser um PET? Como participar e fazer
um PET SHOW com todos os alunos participando, mesmo com os que não têm PETS? A âncora é o
PET SHOW e a imagem inicial da unidade.
Aspectos curriculares
Objetivos de aprendizagem: nomear e classifi-
car os animais; identificar quais são brinquedos
e quais não são; a partir de um modelo, construir
seu próprio texto, expressar seus sentimentos e
gostos; trabalhar os números ordinais, utilizar
diferentes linguagens – verbal (oral ou visual- Aspectos multiculturais:
-motora, como escrita), corporal, visual, sonora
e digital –, para se expressar e partilhar infor- Como os conteúdos mobilizarão diferentes
mações, experiências, ideias e sentimentos em repertórios socioculturais?
diferentes contextos e produzir sentidos que Através da interdisciplinaridade, e não dei-
levem ao diálogo, à resolução de conflitos e à xando de seguir as atividades do livro, na
cooperação; utilizar diferentes linguagens para unidade 3. O objetivo é agregar e aumentar o
defender pontos de vista que respeitem o outro conhecimento dos alunos acerca do tópico e
e promovam o respeito, atuando criticamente torná-los protagonistas de seu próprio apren-
frente a questões do mundo e protagonizando dizado. Serão capazes de falar sobre suas
seu próprio aprendizado; Compreender e utilizar próprias escolhas e realidades e descobrir
tecnologias digitais de informação e comunica- muito mais sobre os animais e relacioná-los
ção de forma crítica,significativa, reflexiva e ética com a realidade de nosso país.
nas diversas práticas sociais (incluindo as esco-
lares), para se comunicar por meio das diferen-
tes linguagens e mídias, produzir conhecimen-
tos, resolver problemas e desenvolver projetos
autorais e coletivos; conhecer e explorar diversas
práticas de linguagem, sejam elas artísticas,cor-
porais e linguísticas.
Diretrizes do Programa Marista Bilíngue 269 4ª Edição 269