Page 269 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 269

Provocações: A palavra PET e seu significado. Nem todos os animais que aparecem no PET SHOW
         da página 34 são PETS. Que tipo de animais aparecem lá, também? Quais suas semelhanças e
         diferenças? Por que alguns não levaram animais de verdade, e sim de brinquedo? Por que todos
         se assustaram com o PET do Whisper? A aranha é/ou pode ser um PET? Como participar e fazer
         um PET SHOW com todos os alunos participando, mesmo com os que não têm PETS? A âncora é o
         PET SHOW e a imagem inicial da unidade.

                                  Aspectos curriculares
         Objetivos de aprendizagem: nomear e classifi-
         car os animais; identificar quais são brinquedos
         e  quais não são; a partir de um modelo, construir
         seu próprio texto, expressar seus sentimentos e
         gostos; trabalhar os números ordinais, utilizar
         diferentes  linguagens  – verbal  (oral ou  visual-  Aspectos multiculturais:
         -motora, como escrita), corporal, visual, sonora
         e  digital –,  para  se  expressar e  partilhar  infor-  Como os conteúdos mobilizarão diferentes
         mações, experiências, ideias e sentimentos em   repertórios socioculturais?
         diferentes contextos e produzir sentidos que   Através da interdisciplinaridade, e não dei-
         levem ao diálogo, à resolução de conflitos e à   xando de seguir as atividades do livro, na
         cooperação; utilizar  diferentes linguagens para   unidade 3. O objetivo é agregar e aumentar o
         defender pontos de vista que respeitem o outro   conhecimento dos alunos acerca do tópico e
         e promovam o respeito,  atuando criticamente   torná-los protagonistas de seu próprio apren-
         frente a questões do mundo e protagonizando   dizado. Serão capazes de falar sobre suas
         seu próprio aprendizado; Compreender e utilizar   próprias escolhas e realidades e descobrir
         tecnologias digitais de informação e comunica-  muito mais sobre os animais e relacioná-los
         ção de forma crítica,significativa, reflexiva e ética   com a realidade de nosso país.
         nas diversas práticas sociais (incluindo as esco-
         lares), para se comunicar por meio das diferen-
         tes linguagens e mídias, produzir conhecimen-
         tos,  resolver  problemas  e  desenvolver  projetos
         autorais e coletivos; conhecer e explorar diversas
         práticas de linguagem, sejam elas artísticas,cor-
         porais e linguísticas.
















 Diretrizes do Programa Marista Bilíngue  269                     4ª Edição 269
   264   265   266   267   268   269   270   271   272   273   274