Page 264 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 264

Aspectos multiculturais:
                                             Com a utilização de materiais reciclados, cada
                                             aluno escolhe um tipo de casa para construir,
                                             no qual eles farão uma maquete da casa que
                                             escolheram para compartilhar com a classe.
           Objetivos de aprendizagem: ensinar os alunos   Exigir que suas razões sejam apoiadas a fatos
           sobre os diferentes tipos de casas por meio de   que eles conhecem sobre a casa. Por exem-
           um projeto escolar, expandindo a consciência   plo, a aluna quer morar num Igloo, pois tem
           multicultural e ajudando os alunos a entender   curiosidade de viver em lugar muito frio, o
           por que as pessoas constroem as casas que fa-  aluno quer estar em um ICE HOTEL/HOTEL
           zem.                              DE GELO (apresentado aos alunos), pois tem
                                             curiosidade em saber como é dormir em uma
                                             cama de gelo com roupas térmicas, um aluno
                                             pode não querer morar em uma casa na ár-
                                             vore ao longo do rio porque seria difícil entrar
                                             e sair dela, ou como disseram, “pode encon-
                                             tar muitos crocodiles”.

                              Interação com a comunidade escolar

           Parcerias:  pode ser um projeto contínuo e es-  *Interações com espaços públicos:  em uma
           tendido aos alunos mais velhos para que assim   roda de conversa, questionar se algum aluno já
           possam ser incluídos certos recursos de design   esteve em uma das casas mostradas nas ima-
           para avaliar sua compreensão sobre o porquê   gens. Se sim, que ele possa trazer uma foto ou
           de as pessoas construírem diferentes tipos de   contar como foi essa experiência, como era o
           casas, fazendo com que eles também dese-  clima, se foi no Brasil, se em sua vizinhança há
           nhem um layout de salas e recursos localiza-  casa semelhante à experiência vivenciada.
           dos no interior da casa.

                                    Registro em imagens


















          264  Diretrizes do Programa Marista Bilíngue
   259   260   261   262   263   264   265   266   267   268   269