Page 264 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 264
Aspectos multiculturais:
Com a utilização de materiais reciclados, cada
aluno escolhe um tipo de casa para construir,
no qual eles farão uma maquete da casa que
escolheram para compartilhar com a classe.
Objetivos de aprendizagem: ensinar os alunos Exigir que suas razões sejam apoiadas a fatos
sobre os diferentes tipos de casas por meio de que eles conhecem sobre a casa. Por exem-
um projeto escolar, expandindo a consciência plo, a aluna quer morar num Igloo, pois tem
multicultural e ajudando os alunos a entender curiosidade de viver em lugar muito frio, o
por que as pessoas constroem as casas que fa- aluno quer estar em um ICE HOTEL/HOTEL
zem. DE GELO (apresentado aos alunos), pois tem
curiosidade em saber como é dormir em uma
cama de gelo com roupas térmicas, um aluno
pode não querer morar em uma casa na ár-
vore ao longo do rio porque seria difícil entrar
e sair dela, ou como disseram, “pode encon-
tar muitos crocodiles”.
Interação com a comunidade escolar
Parcerias: pode ser um projeto contínuo e es- *Interações com espaços públicos: em uma
tendido aos alunos mais velhos para que assim roda de conversa, questionar se algum aluno já
possam ser incluídos certos recursos de design esteve em uma das casas mostradas nas ima-
para avaliar sua compreensão sobre o porquê gens. Se sim, que ele possa trazer uma foto ou
de as pessoas construírem diferentes tipos de contar como foi essa experiência, como era o
casas, fazendo com que eles também dese- clima, se foi no Brasil, se em sua vizinhança há
nhem um layout de salas e recursos localiza- casa semelhante à experiência vivenciada.
dos no interior da casa.
Registro em imagens
264 Diretrizes do Programa Marista Bilíngue