Page 261 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 261

Referências:
           As principais referências foram:
           •  “The stained glass window in blue represents people of all races, the symbols of the four evan-
             gelists (Mathew, Luke, Mark and John) and the Globus mundi.”
           •  o vitral azul da Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro, onde estão simbolizadas todas as
             raças do mundo, os símbolos dos quatro evangelistas – Mateus, Lucas, Marcos e João e globo
             terrestre. Disponível em https://www.consueloblog.com/catedral-metropolitana-de-sao-se-
             bastiao-do-rio-de-janeiro/
           •  a obra de Tom Veiga ”ERREJOTA SIMPLES”. Disponível em https://www.urbanarts.com.br/qua-
             dro-019985-errejota-simples/p
           •  a obra de Sonia Campos “COPACABANA AÉREA”. Disponível em https://www.democrart.com.br/
             products/copacabana-aerea
           •  a obra de Marina Papi e Diego Tovar “PÃO DE AÇÚCAR” . Disponível em https://www.marinapa-
             pi.space/dois-olhares-quatro-mos-1
           •  parte da obra de Lúcia de Lima “ARCOS DA LAPA”. Disponível em https://peregrinacultural.wor-
             dpress.com/2009/08/17/os-arcos-da-lapa-no-rio-de-janeiro/
                                    Provocações iniciais
           Provocações: a principal provocação partiu do subtema da Mostra Marista de Ciências e Tec-
           nologia “Ecologia Integral: eu e o outro; eu e Deus/natureza”, levando os estudantes a refletirem
           sobre as ações de cuidado e preservação da natureza, mais especificamente sobre a cidade do
           Rio de Janeiro, que eles poderiam desenvolver. A partir desse ponto, em uma roda de conversa,
           foi apresentado o projeto a ser desenvolvido. Cada turma escolheu o ponto turístico que gostaria
           de trabalhar, conversamos sobre materiais que poderíamos reciclar para criarmos esse trabalho a
           fim de diminuirmos o impacto deles sobre o meio ambiente e começamos a recolher os materiais.

                                    Aspectos curriculares





















 Diretrizes do Programa Marista Bilíngue  261                     4ª Edição 261
   256   257   258   259   260   261   262   263   264   265   266