Page 266 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 266
Apresentação do projeto
Questão orientadora: O que acontecerá se
dermos panquecas para uma porquinha?
E se montássemos um livro baseado nessa
Título do projeto: “If you give a pig a pancake”
história?
Conseguiriam os estudantes do Projeto Bilín-
gue entender a história do livro?
Unidade Marista/Ano curricular: BARRA – Pré II Duração: 15 aulas (50 min. cada)
Propósito: o projeto foi idealizado para a Mostra
de Empreendedorismo de 2021. A principal ideia Produto final: O produto final foi a confec-
era apresentar livros – que não fossem relacio- ção em papel Canson A3 do resumo do livro
nados ao material didático – de forma a desen- apresentado. Cada turma selecionou as par-
volver a curiosidade e a imaginação de nossos tes que entenderam ser as mais importantes
estudantes da Educação Infantil pela leitura, am- da história e montaram o seu livro. Cada pá-
pliar o vocabulário trabalhado na rotina de sala gina contou com a contribuição de recortes,
de aula e despertar o empreendedorismo ao de- desenhos e resumo do texto recontado pelos
senvolvermos um livro que posteriormente seria estudantes.
doado à biblioteca do Maristinha Barra.
Recursos: YouTube – link do livro, Papel Canson A3, Papel A4 branco, Papel Colour Set, material
de uso diário.
Referências: O livro “If you give a pig a pancake” de Laura Numeroff
Provocações iniciais
Provocações: a principal provocação foi a ideia do que aconteceria se déssemos uma panqueca
a um porquinho. A partir desse questionamento buscamos desenvolver nos estudantes do Pré II a
curiosidade por saber se haveria algum livro que contasse essa história. Pesquisa feita, foi apre-
sentado o livro de Laura Numeroff e provocada nas turmas a ideia de que cada uma resumisse
o livro a partir de suas percepções sobre as partes mais importantes e necessárias para o bom
entendimento do livro.
A sugestão da doação para a biblioteca partiu dos próprios estudantes.
266 Diretrizes do Programa Marista Bilíngue