Page 266 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 266

Apresentação do projeto
                                             Questão orientadora: O que acontecerá se
                                             dermos panquecas para uma porquinha?

                                             E se montássemos um livro baseado nessa
           Título do projeto: “If you give a pig a pancake”
                                             história?
                                             Conseguiriam os estudantes do Projeto Bilín-
                                             gue entender a história do livro?

           Unidade Marista/Ano curricular: BARRA – Pré II  Duração: 15 aulas (50 min. cada)
           Propósito: o projeto foi idealizado para a Mostra
           de Empreendedorismo de 2021. A principal ideia   Produto final: O produto final foi a confec-
           era apresentar livros – que não fossem relacio-  ção em papel Canson A3 do resumo do livro
           nados ao material didático – de forma a desen-  apresentado. Cada turma selecionou as par-
           volver a curiosidade e a imaginação de nossos   tes que entenderam ser as mais importantes
           estudantes da Educação Infantil pela leitura, am-  da história e montaram o seu livro. Cada pá-
           pliar o vocabulário trabalhado na rotina de sala   gina contou com a contribuição de recortes,
           de aula e despertar o empreendedorismo ao de-  desenhos e resumo do texto recontado pelos
           senvolvermos um livro que posteriormente seria   estudantes.
           doado à biblioteca do Maristinha Barra.
           Recursos: YouTube – link do livro, Papel Canson A3, Papel A4 branco, Papel Colour Set, material
           de uso diário.

           Referências: O livro “If you give a pig a pancake” de Laura Numeroff
                                    Provocações iniciais

           Provocações: a principal provocação foi a ideia do que aconteceria se déssemos uma panqueca
           a um porquinho. A partir desse questionamento buscamos desenvolver nos estudantes do Pré II a
           curiosidade por saber se haveria algum livro que contasse essa história. Pesquisa feita, foi apre-
           sentado o livro de Laura Numeroff e provocada nas turmas a ideia de que cada uma resumisse
           o livro a partir de suas percepções sobre as partes mais importantes e necessárias para o bom
           entendimento do livro.
            A sugestão da doação para a biblioteca partiu dos próprios estudantes.












          266  Diretrizes do Programa Marista Bilíngue
   261   262   263   264   265   266   267   268   269   270   271