Page 274 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 274

Apresentação do projeto
                                             Questão orientadora: o que é e como ocorre
           Título do projeto: the life cycle of a butterfly.
                                             a metamorfose das borboletas?
           Unidade Marista/Ano curricular:   Duração: 3 aulas (50 minutos)
           Colégio Marista de Maceió/2os anos EFAI
           Propósito:  despertar o interesse no processo   Produto final: exposição da produção de mi-
           científico do ciclo de vida das borboletas e qual a   nicartazes dos estágios do ciclo de vida das
           sua importância para o meio ambiente.  borboletas.
           Recursos: Livro Super Minds 2 (Unit 6-CLIL section pgs 78 e 79), macarrões de 3 modelos diferen-
           tes (concha para a fase de crisálida, gravatinha para a fase de borboleta e parafuso para fase de
           lagarta), feijões (para a fase de ovo), cópias de template dos estágios do ciclo de vida da borboleta,
           lápis de cor, papéis coloridos, cola, vídeo explicativo sobre a metamorfose da borboleta.
           Referências:
           https://www.youtube.com/watch?v=dM71jKNuk-M - Life Of A Butterfly | The Dr. Binocs Show |
           Learn Videos For Kids.
           https://www.youtube.com/watch?v=3kZD6rlSLUw - The Life Cycle of a Butterfly - Science for Kids
           Virtual tour – butterfly house - https://www.youtube.com/watch?v=y9O2YxMSF3I
           Template ciclo de vida da borboleta: https://www.twinkl.com.br/resource/t-l-526324-the-cau-
           tious-caterpillar-life-cycle-of-a-butterfly-activity-sheets
                                    Provocações iniciais

           Provocações: como surgem as borboletas? A borboleta coloca ovos? Ela produz alimento? Ela
           possui veneno e pica? Do que se alimenta a lagarta? Quais são os diferentes processos pelos quais
           a lagarta passa até virar borboleta?

                                    Aspectos curriculares

                                             Aspectos multiculturais:
           Objetivos de aprendizagem:
                                             O projeto  aborda que  uma fase  do ciclo  de
           Conhecer o processo de metamorfose dos inse-  vida do inseto é a de lagarta (em que ela se
           tos;                              alimenta de plantações, podendo gerar trans-
           Coletar dados referentes à reprodução das bor-  tornos para produtores) e que outra fase é a
           boletas;                          de borboleta (quando poliniza plantações,
           Proporcionar condições de vincular as lingua-  possibilitando a renovação do ciclo de vida
           gens oral e escrita;              das plantas). Por isso, um dos objetivos é
           Desenvolver habilidades de ler e interpretar pe-  despertar a consciência ecológica, o senso de
           quenos textos;                    preservação e respeito às diferentes espécies
           Realizar trabalhos em grupos;     de insetos, independentemente do estágio
           Observar e identificar os diferentes estágios da   de vida, como ações para manter o equilíbrio
           metamorfose.                      ambiental no planeta ao qual o ser humano
                                             pertence.



          274  Diretrizes do Programa Marista Bilíngue
   269   270   271   272   273   274   275   276   277   278   279