Page 274 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 274
Apresentação do projeto
Questão orientadora: o que é e como ocorre
Título do projeto: the life cycle of a butterfly.
a metamorfose das borboletas?
Unidade Marista/Ano curricular: Duração: 3 aulas (50 minutos)
Colégio Marista de Maceió/2os anos EFAI
Propósito: despertar o interesse no processo Produto final: exposição da produção de mi-
científico do ciclo de vida das borboletas e qual a nicartazes dos estágios do ciclo de vida das
sua importância para o meio ambiente. borboletas.
Recursos: Livro Super Minds 2 (Unit 6-CLIL section pgs 78 e 79), macarrões de 3 modelos diferen-
tes (concha para a fase de crisálida, gravatinha para a fase de borboleta e parafuso para fase de
lagarta), feijões (para a fase de ovo), cópias de template dos estágios do ciclo de vida da borboleta,
lápis de cor, papéis coloridos, cola, vídeo explicativo sobre a metamorfose da borboleta.
Referências:
https://www.youtube.com/watch?v=dM71jKNuk-M - Life Of A Butterfly | The Dr. Binocs Show |
Learn Videos For Kids.
https://www.youtube.com/watch?v=3kZD6rlSLUw - The Life Cycle of a Butterfly - Science for Kids
Virtual tour – butterfly house - https://www.youtube.com/watch?v=y9O2YxMSF3I
Template ciclo de vida da borboleta: https://www.twinkl.com.br/resource/t-l-526324-the-cau-
tious-caterpillar-life-cycle-of-a-butterfly-activity-sheets
Provocações iniciais
Provocações: como surgem as borboletas? A borboleta coloca ovos? Ela produz alimento? Ela
possui veneno e pica? Do que se alimenta a lagarta? Quais são os diferentes processos pelos quais
a lagarta passa até virar borboleta?
Aspectos curriculares
Aspectos multiculturais:
Objetivos de aprendizagem:
O projeto aborda que uma fase do ciclo de
Conhecer o processo de metamorfose dos inse- vida do inseto é a de lagarta (em que ela se
tos; alimenta de plantações, podendo gerar trans-
Coletar dados referentes à reprodução das bor- tornos para produtores) e que outra fase é a
boletas; de borboleta (quando poliniza plantações,
Proporcionar condições de vincular as lingua- possibilitando a renovação do ciclo de vida
gens oral e escrita; das plantas). Por isso, um dos objetivos é
Desenvolver habilidades de ler e interpretar pe- despertar a consciência ecológica, o senso de
quenos textos; preservação e respeito às diferentes espécies
Realizar trabalhos em grupos; de insetos, independentemente do estágio
Observar e identificar os diferentes estágios da de vida, como ações para manter o equilíbrio
metamorfose. ambiental no planeta ao qual o ser humano
pertence.
274 Diretrizes do Programa Marista Bilíngue