Page 278 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 278

Apresentação do projeto

           Título do projeto:                Questão orientadora:
           Volcano Project – Marista Bilíngue    What is a volcano? How it works?
           Unidade Marista/Ano curricular:   Duração: 4 semanas
           Marista São Luís/5os anos EFAI
           Propósito:  Os estudantes do 5ºEF estudam de   Produto final: Construção de um vulcão em
           forma interdisciplinar os conteúdos de Ciências,   plataforma física ou digital (multimeios) e
           Geografia, História e Língua Inglesa através do   apresentação pública dos saberes em Língua
           bilinguismo e da metodologia CLIL.  Inglesa em espaço escolar.

           Recursos: Livros didáticos, projetor VGA, biblioteca escolar do Marista São Luís.
           Referências:
            LIM, Allison K. National Geographic Science 1-2 (Earth Science: Land and Water): Explore on Your
           Own: Hawaii’s Volcanoes. 2009
            PUCHTA, Herbert. Super mind 5. 2nd Ed. Cambridge University, 2022.
           Vários autores. FTD sistema de ensino: língua portuguesa, matemática, ciências, história e geogra-
           fia: 5º ano. 1.Ed. São Paulo: FTD, 2019
                                    Provocações iniciais
           Provocações:
           Apresentar aos estudantes o vocabulário relacionado aos desastres naturais.

           Contextualizar o desastre histórico em Pompéia com o monte Vesúvio.
           O vulcão é o elemento inspirador enquanto outros desastres naturais vão aproximando o desastre
           em Pompeia à realidade cotidiana dos estudantes (tsunamis, terremotos, incêndios, rompimentos
           de barragens, alagamentos etc.)
                                    Aspectos curriculares














          278  Diretrizes do Programa Marista Bilíngue
   273   274   275   276   277   278   279   280   281   282   283