Page 278 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 278
Apresentação do projeto
Título do projeto: Questão orientadora:
Volcano Project – Marista Bilíngue What is a volcano? How it works?
Unidade Marista/Ano curricular: Duração: 4 semanas
Marista São Luís/5os anos EFAI
Propósito: Os estudantes do 5ºEF estudam de Produto final: Construção de um vulcão em
forma interdisciplinar os conteúdos de Ciências, plataforma física ou digital (multimeios) e
Geografia, História e Língua Inglesa através do apresentação pública dos saberes em Língua
bilinguismo e da metodologia CLIL. Inglesa em espaço escolar.
Recursos: Livros didáticos, projetor VGA, biblioteca escolar do Marista São Luís.
Referências:
LIM, Allison K. National Geographic Science 1-2 (Earth Science: Land and Water): Explore on Your
Own: Hawaii’s Volcanoes. 2009
PUCHTA, Herbert. Super mind 5. 2nd Ed. Cambridge University, 2022.
Vários autores. FTD sistema de ensino: língua portuguesa, matemática, ciências, história e geogra-
fia: 5º ano. 1.Ed. São Paulo: FTD, 2019
Provocações iniciais
Provocações:
Apresentar aos estudantes o vocabulário relacionado aos desastres naturais.
Contextualizar o desastre histórico em Pompéia com o monte Vesúvio.
O vulcão é o elemento inspirador enquanto outros desastres naturais vão aproximando o desastre
em Pompeia à realidade cotidiana dos estudantes (tsunamis, terremotos, incêndios, rompimentos
de barragens, alagamentos etc.)
Aspectos curriculares
278 Diretrizes do Programa Marista Bilíngue