Page 281 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 281
Aspectos curriculares
Objetivos de aprendizagem:
Quais são as habilidades e conteúdos a serem Aspectos multiculturais: de acordo com as
explorados? competências sugeridas por Cambridge no
Usar o presente simples e contínuo. material didático, o projeto visa ao desen-
Entender como usar o passado simples. volvimento de habilidades socioemocionais
Descrever pessoas. com enfoque nas responsabilidades sociais
Entender um texto sobre uma pessoa inspirado- em que puderam perceber e se apropriar da
ra. função de dar visibilidade para pessoas com
Entender como usar diferentes formas de pre- deficiência. Puderam ainda conhecer diferen-
térito. te tipos de deficiência em pessoas de várias
Usar verbos frasais. nacionalidades e profissões.
Entender como usar a estrutura “Used to”.
Language skills/habilidades de linguagem:
compreensão de leitura a partir do texto uti-
Language aquisition/aquisição de linguagem: lizado para fomentar as perguntas tema do
estruturas gramaticais das unidades Starter e 1 projeto.
do livro didático. Foram elas:
Present simple Oralidade foi trabalhada em duas vertentes: a
Past simple primeira em forma de vídeo, em que eles ex-
Past contínuos plicavam sobre a deficiência da pessoa esco-
O vocabulário foi relacionado a deficiências físi- lhida; e a segunda em forma de apresentação
cas: disability, disabled person, PwD e os nomes para compartilhar descobertas oriundas da
das deficiências específicas de cada pessoa es- visita à exposição. A escrita foi desenvolvida
colhida. a partir do gênero fact file, em que eles escre-
veram informações sobre a vida das pessoas
escolhidas.
Interação com a comunidade escolar
*Interações com espaços públicos: O trabalho
Parcerias: As disciplinas de Língua Portugue- proposto propiciou repertório para que os alu-
sa e Produção Textual exploraram a leitura de nos pudessem identificar, respeitar e dar a vi-
um livro que abrangeu o mesmo tópico, o que sibilidade a pessoas com deficiência nos mais
propiciou uma discussão mais abrangente e variados espaços públicos, não restringindo
contextualizada sobre o assunto.
somente o olhar ao ambiente escolar.
Diretrizes do Programa Marista Bilíngue 281 4ª Edição 281