Page 281 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 281

Aspectos curriculares

         Objetivos de aprendizagem:
         Quais são as habilidades e conteúdos a serem   Aspectos multiculturais:  de acordo com as
         explorados?                        competências sugeridas por Cambridge no
         Usar o presente simples e contínuo.  material didático, o projeto visa ao desen-
         Entender como usar o passado simples.  volvimento de habilidades socioemocionais
         Descrever pessoas.                 com enfoque nas responsabilidades sociais
         Entender um texto sobre uma pessoa inspirado-  em que puderam perceber e se apropriar da
         ra.                                função de dar visibilidade para pessoas com
         Entender como usar diferentes formas de pre-  deficiência. Puderam ainda conhecer diferen-
         térito.                            te tipos de deficiência em pessoas de várias
         Usar verbos frasais.               nacionalidades e profissões.
         Entender como usar a estrutura “Used to”.

                                            Language skills/habilidades de linguagem:
                                            compreensão de leitura a partir do texto uti-
         Language aquisition/aquisição de linguagem:   lizado para fomentar as perguntas tema do
         estruturas gramaticais das unidades Starter e 1   projeto.
         do livro didático. Foram elas:
         Present simple                     Oralidade foi trabalhada em duas vertentes: a
         Past simple                        primeira em forma de vídeo, em que eles ex-
         Past contínuos                     plicavam sobre a deficiência da pessoa esco-
         O vocabulário foi relacionado a deficiências físi-  lhida; e a segunda em forma de apresentação
         cas: disability, disabled person, PwD e os nomes   para compartilhar descobertas oriundas da
         das deficiências específicas de cada pessoa es-  visita à exposição. A escrita foi desenvolvida
         colhida.                           a partir do gênero fact file, em que eles escre-
                                            veram informações sobre a vida das pessoas
                                            escolhidas.

                             Interação com a comunidade escolar
                                          *Interações com espaços públicos: O trabalho
         Parcerias: As disciplinas de Língua Portugue-  proposto propiciou repertório para que os alu-
         sa e Produção Textual exploraram a leitura de   nos pudessem identificar, respeitar e dar a vi-
         um livro que abrangeu o mesmo tópico, o que   sibilidade a pessoas com deficiência nos mais
         propiciou uma discussão mais abrangente e   variados espaços públicos, não restringindo
         contextualizada sobre o assunto.
                                          somente o olhar ao ambiente escolar.








 Diretrizes do Programa Marista Bilíngue  281                     4ª Edição 281
   276   277   278   279   280   281   282   283   284   285   286