Page 280 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 280

6.4.3 Ensino Fundamental – Anos Finais



                               Apresentação do projeto

           Título do projeto:                Questão orientadora: conseguimos, de fato,
                                             enxergar pessoas portadoras de deficiência
           Disability is not invisibility    sem sermos capacitistas?
           Unidade Marista/Ano curricular:   Duração: 2 semanas
           Marista Nossa Senhora de Nazaré – 8º ano

                                             Produto final:
           Propósito:  a partir da leitura de um texto em   Exposição para a Comunidade Escolar.
           nosso livro didático Own It 3, que traz a história   Com as informações em mãos, organizamos
           de uma pessoa com deficiência que inventou   uma exposição no pátio da escola para que
           um dispositivo que o ajudava a viver com mais   mais pessoas pudessem conhecer a histó-
           facilidade  em  sociedade,  os  alunos  demostra-  ria dessas pessoas. Através da exposição, os
           ram interesse em conhecer mais sobre a vida e   alunos apresentaram detalhes da biografia
           cotidiano de pessoas portadoras de deficiência.   e gravaram um vídeo, explicando, em língua
           Em sala, assistimos alguns vídeos de atletas em   Inglesa, detalhes sobre as deficiências. Con-
           jogos  paralímpicos,  o  que  despertou  interesse   vertemos os vídeos e Qr code para que os vi-
           por essa modalidade de esporte. Decidimos,   sitantes pudessem ver e escutar o resultado
           então, pesquisar sobre a vida de PCDs em vários   da pesquisa. Para concluir, cada dupla de alu-
           aspectos, falando, inclusive, sobre a causa da de-  nos escolheu uma das pessoas expostas para
           ficiência.                        contar em sala o que aprenderam sobre ela.

           Recursos: tablets para pesquisa, ferramentas da Microsoft, painéis para exposição, recursos de
           mídia em sala de aula (laptop, projetor, som).

           Referências:
           Own it 3 – capítulo 1. Vídeos das paraolimpíadas retirados do youtube. Pesquisas feitas pelos
           alunos.

                                    Provocações iniciais
           Provocações:

           Quais elementos e tópicos serão apresentados no ciclo de provocações? Qual será a âncora?
            A deficiência é um fator limitante para a vida de uma pessoa?
           Quais obstáculos se apresentam para uma vida de qualidade em sociedade para uma PCD?








          280  Diretrizes do Programa Marista Bilíngue
   275   276   277   278   279   280   281   282   283   284   285