Page 280 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 280
6.4.3 Ensino Fundamental – Anos Finais
Apresentação do projeto
Título do projeto: Questão orientadora: conseguimos, de fato,
enxergar pessoas portadoras de deficiência
Disability is not invisibility sem sermos capacitistas?
Unidade Marista/Ano curricular: Duração: 2 semanas
Marista Nossa Senhora de Nazaré – 8º ano
Produto final:
Propósito: a partir da leitura de um texto em Exposição para a Comunidade Escolar.
nosso livro didático Own It 3, que traz a história Com as informações em mãos, organizamos
de uma pessoa com deficiência que inventou uma exposição no pátio da escola para que
um dispositivo que o ajudava a viver com mais mais pessoas pudessem conhecer a histó-
facilidade em sociedade, os alunos demostra- ria dessas pessoas. Através da exposição, os
ram interesse em conhecer mais sobre a vida e alunos apresentaram detalhes da biografia
cotidiano de pessoas portadoras de deficiência. e gravaram um vídeo, explicando, em língua
Em sala, assistimos alguns vídeos de atletas em Inglesa, detalhes sobre as deficiências. Con-
jogos paralímpicos, o que despertou interesse vertemos os vídeos e Qr code para que os vi-
por essa modalidade de esporte. Decidimos, sitantes pudessem ver e escutar o resultado
então, pesquisar sobre a vida de PCDs em vários da pesquisa. Para concluir, cada dupla de alu-
aspectos, falando, inclusive, sobre a causa da de- nos escolheu uma das pessoas expostas para
ficiência. contar em sala o que aprenderam sobre ela.
Recursos: tablets para pesquisa, ferramentas da Microsoft, painéis para exposição, recursos de
mídia em sala de aula (laptop, projetor, som).
Referências:
Own it 3 – capítulo 1. Vídeos das paraolimpíadas retirados do youtube. Pesquisas feitas pelos
alunos.
Provocações iniciais
Provocações:
Quais elementos e tópicos serão apresentados no ciclo de provocações? Qual será a âncora?
A deficiência é um fator limitante para a vida de uma pessoa?
Quais obstáculos se apresentam para uma vida de qualidade em sociedade para uma PCD?
280 Diretrizes do Programa Marista Bilíngue