Page 275 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 275

Language skills/habilidades de linguagem:

         Language aquisition/aquisição de linguagem:   Compreensão de leitura: leitura textual apre-
                                            sentada no livro didático, pesquisa sobre
         Vocabulário: eggs, chrysalises, caterpillar, butter-  como nascem as borboletas (livros, revis-
         fly, life cycle, leaf.             tas, vídeos), desenvolvimento da oralidade
                                            (roda de conversa) e da habilidade de escrita
         Verbos frasais: come out, hang from, fly away.  (construção de mini cartazes), compreender
                                            e responder perguntas e dúvidas, argumentar
                                            após assistir aos vídeos.

                             Interação com a comunidade escolar
         Parcerias:  Interdisciplinaridade: Matemática:   *Interações com espaços públicos:
         números e quantidades, operação de adição,   Exploração dos espaços abertos da escola em
         cores primárias e secundárias. Artes: pintura e   que existam plantas, para que as crianças iden-
         desenho dos estágios do ciclo de vida da bor-  tifiquem lagartas, borboletas e ovos de insetos
         boleta.
                                          por entre os elementos da natureza.
         Ciências da natureza: meio ambiente e preser-  Exposição dos minicartazes com os feijões e
         vação, ciclo de vida de insetos; polinização e   macarrões representando os estágios do ciclo
         alimentação dos insetos.         de vida do inseto no corredor da escola.

                                  Registro em imagens
         Produção de minicartaz apresentando o ciclo de vida da borboleta usando realia feita por aluna do
         2º ano EFAI do Colégio Marista de Maceió.
         Produções de minicartazes.
         Exposição dos minicartazes no corredor de acesso à sala de aula dos 2os anos EFAI.
         Minicartaz apresentando o ciclo de vida da borboleta usando realia.




















 Diretrizes do Programa Marista Bilíngue  275                     4ª Edição 275
   270   271   272   273   274   275   276   277   278   279   280