Page 244 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 244

6.3 CLIL na prática
          Content Language Integrated Learning (CLIL) consiste na integração entre
          língua e conteúdo de diferentes áreas do conhecimento. Contudo, não é so-
          mente fazer uma tradução de uma aula ou aprender vocábulos considerados
          técnicos. CLIL se baseia na proposta de uma aula de um componente curricu-
          lar em língua inglesa, porém os steps dessa aula dependem de uma organiza-
          ção prévia que pensa nesse estudante que está no processo de aprendizado da
          língua inglesa. Sendo assim, há a intencionalidade de também ensinar com-
          ponentes linguísticos de forma intencional, por isso a elaboração de aulas
          que perpassam por esta abordagem requer a participação da gestão (coorde-
          nação) e de professores de outros componentes curriculares.
          Quando a ideia da implementação da CLIL em uma escola ocorre, é necessário
          criar uma equipe de professores de línguas, professores de disciplinas e ges-
          tão/coordenação escolar para conduzir ideias e visões para um alinhamento
          dos objetivos gerais em comum. Ao se basear no conceito de planejamento,
          Coyle (2010) mostra que a prioridade é atingir objetivos através de discussões
          e brainstorming; esses objetivos podem “aumentar o envolvimento dos alu-
          nos” (Coyle, Hood &Marsh 2014, p.50) e “desenvolver aprendizes confiantes
          que usam a linguagem CLIL espontaneamente em uma gama de ambientes”.
          (ibidem).

          Planejamento de uma unidade/lição
           Uma aula CLIL consiste num plano conjunto, em que são elencados os princi-
          pais pontos da abordagem – 4 Cs:
          •  Conteúdo/componente curricular. (content)

          •  Habilidades a serem trabalhadas na aula. (cognition)
          •  Língua: qual habilidade/estrutura linguística pode ser alinhada ao compo-
           nente curricular escolhido. (communication)

          •  Cultura: quais aspectos culturais podem ser trabalhados nesta aula. (cul-
           ture)





          244  Diretrizes do Programa Marista Bilíngue
   239   240   241   242   243   244   245   246   247   248   249