Page 244 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 244
6.3 CLIL na prática
Content Language Integrated Learning (CLIL) consiste na integração entre
língua e conteúdo de diferentes áreas do conhecimento. Contudo, não é so-
mente fazer uma tradução de uma aula ou aprender vocábulos considerados
técnicos. CLIL se baseia na proposta de uma aula de um componente curricu-
lar em língua inglesa, porém os steps dessa aula dependem de uma organiza-
ção prévia que pensa nesse estudante que está no processo de aprendizado da
língua inglesa. Sendo assim, há a intencionalidade de também ensinar com-
ponentes linguísticos de forma intencional, por isso a elaboração de aulas
que perpassam por esta abordagem requer a participação da gestão (coorde-
nação) e de professores de outros componentes curriculares.
Quando a ideia da implementação da CLIL em uma escola ocorre, é necessário
criar uma equipe de professores de línguas, professores de disciplinas e ges-
tão/coordenação escolar para conduzir ideias e visões para um alinhamento
dos objetivos gerais em comum. Ao se basear no conceito de planejamento,
Coyle (2010) mostra que a prioridade é atingir objetivos através de discussões
e brainstorming; esses objetivos podem “aumentar o envolvimento dos alu-
nos” (Coyle, Hood &Marsh 2014, p.50) e “desenvolver aprendizes confiantes
que usam a linguagem CLIL espontaneamente em uma gama de ambientes”.
(ibidem).
Planejamento de uma unidade/lição
Uma aula CLIL consiste num plano conjunto, em que são elencados os princi-
pais pontos da abordagem – 4 Cs:
• Conteúdo/componente curricular. (content)
• Habilidades a serem trabalhadas na aula. (cognition)
• Língua: qual habilidade/estrutura linguística pode ser alinhada ao compo-
nente curricular escolhido. (communication)
• Cultura: quais aspectos culturais podem ser trabalhados nesta aula. (cul-
ture)
244 Diretrizes do Programa Marista Bilíngue