Page 245 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 245
Planejamento compartilhado
Quem decide os componentes curriculares e as habilidades a serem trabalha-
das em inglês? Essa é uma decisão curricular que deve ser tomada de forma
institucionalizada. Dessa forma, a escolha de um componente curricular não
é aleatória, nem tão pouco das habilidades. O processo de se chegar em uma
aula CLIL exige um trabalho anterior de alinhamento pedagógico através do
planejamento compartilhado.1
Scaffolding
No desenvolvimento da aula, ainda devem ser pensadas as estratégias de
apoio ao aprendizado da língua e conteúdo, o que chamamos de scaffolding.
Caberá ao professor pensar em como ele atingirá os objetivos de aprendizado
de língua e das habilidades dos componentes curriculares, por isso as trocas
com as regentes e coordenação são fundamentais nesse alinhamento de es-
tratégias.
Avaliação e monitoramento
A importância desta etapa reside na compreensão do processo de ensino na
sala de aula e na capacidade do professor de usar a perspicácia das observa-
ções, para as futuras aulas e planejamentos.
Fonte: https://pt.slideshare.net/dapaspei/clil-presentation-unit-and-lesson
Diretrizes do Programa Marista Bilíngue 245 4ª Edição 245