Page 245 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 245

Planejamento compartilhado
          Quem decide os componentes curriculares e as habilidades a serem trabalha-
          das em inglês? Essa é uma decisão curricular que deve ser tomada de forma
          institucionalizada. Dessa forma, a escolha de um componente curricular não
          é aleatória, nem tão pouco das habilidades. O processo de se chegar em uma
          aula CLIL exige um trabalho anterior de alinhamento pedagógico através do
          planejamento compartilhado.1
          Scaffolding

          No desenvolvimento da aula, ainda devem ser pensadas as estratégias de
          apoio ao aprendizado da língua e conteúdo, o que chamamos de scaffolding.
          Caberá ao professor pensar em como ele atingirá os objetivos de aprendizado
          de língua e das habilidades dos componentes curriculares, por isso as trocas
          com as regentes e coordenação são fundamentais nesse alinhamento de es-
          tratégias.
          Avaliação e monitoramento
          A importância desta etapa reside na compreensão do processo de ensino na
          sala de aula e na capacidade do professor de usar a perspicácia das observa-
          ções, para as futuras aulas e planejamentos.



















                   Fonte: https://pt.slideshare.net/dapaspei/clil-presentation-unit-and-lesson





 Diretrizes do Programa Marista Bilíngue  245                     4ª Edição 245
   240   241   242   243   244   245   246   247   248   249   250