Page 240 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
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Calendário das tarefas
Para que o desenvolvimento das tarefas nas diferentes etapas aconteça de
forma estratégica e organizada, os estudantes deverão seguir um calendário
com prazos de entregas parciais e finais para a apreciação do professor.
Orientação / Monitoramento
O professor ficará responsável por estimular um trabalho colaborativo, assim
como, motivar a interatividade e o senso de responsabilidade em cada grupo.
Além disso, o professor apresentará as rubricas avaliativas, para que os estu-
dantes estejam cientes dos critérios com os quais serão avaliados. Assim, é
importante o constante protagonismo dos alunos, levando-os a se sentirem
os “donos” (ownership) do projeto e a necessidade de assumir as responsabili-
dades inerentes ao desenvolvimento dele.
Execução do produto final
O propósito desta etapa do projeto consiste no desenvolvimento de habilida-
des cognitivas, comunicativas e socioemocionais, uma vez que os estudan-
tes terão que lidar com processamento de informações, a partir da coleta de
dados, resolução de problemas, escrita de análises, sínteses e justificativas.
No que diz respeito às habilidades comunicativas, os estudantes terão que
ser capazes de aprender a negociar ideias, respeitando diversas opiniões. Da
mesma forma, as habilidades socioemocionais, tais como trabalho em equi-
pe, autonomia e independência, serão desenvolvidas durante a realização do
projeto.
Como protagonistas, os estudantes decidirão qual será o artefato final como
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