Page 240 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
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Calendário das tarefas

          Para que o desenvolvimento das tarefas nas diferentes etapas aconteça de
          forma estratégica e organizada, os estudantes deverão seguir um calendário
          com prazos de entregas parciais e finais para a apreciação do professor.
          Orientação / Monitoramento

          O professor ficará responsável por estimular um trabalho colaborativo, assim
          como, motivar a interatividade e o senso de responsabilidade em cada grupo.
          Além disso, o professor apresentará as rubricas avaliativas, para que os estu-
          dantes estejam cientes dos critérios com os quais serão avaliados. Assim, é
          importante o constante protagonismo dos alunos, levando-os a se sentirem
          os “donos” (ownership) do projeto e a necessidade de assumir as responsabili-
          dades inerentes ao desenvolvimento dele.












          Execução do produto final
          O propósito desta etapa do projeto consiste no desenvolvimento de habilida-
          des cognitivas, comunicativas e socioemocionais, uma vez que os estudan-
          tes terão que lidar com processamento de informações, a partir da coleta de
          dados, resolução de problemas, escrita de análises, sínteses e justificativas.
          No que diz respeito às habilidades comunicativas, os estudantes terão que
          ser capazes de aprender a negociar ideias, respeitando diversas opiniões. Da
          mesma forma, as habilidades socioemocionais, tais como trabalho em equi-
          pe, autonomia e independência, serão desenvolvidas durante a realização do
          projeto.

          Como protagonistas, os estudantes decidirão qual será o artefato final como




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