Page 237 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 237
Fonte: elaborado pelos autores
Planejamento
Os estudantes devem estar ativamente envolvidos no planejamento de todo
o processo, apresentando a proposta de atividades, tais como investigação,
pesquisa, entrevistas, levantamento de dados, discussões (compartilhamen-
to de ideias), a proposta de um artefato (produto final) e o formato de apre-
sentação.
O papel do professor é essencial nesse processo. O percurso de aprendizado
do estudante será construído com a parceria do professor. Ele irá orientar o
estudante durante todo o processo de desenvolvimento do projeto, assim
como dar sugestões do caminho de investigação a ser percorrido em busca da
solução para tal pergunta.
Nesse momento, as rubricas avaliativas são apresentadas aos estudantes,
permitindo uma clareza maior do que o professor espera deles ao longo de
todo o projeto. Cada critério da rubrica deve ser claro de forma a não deixar
nenhuma dúvida.
Diretrizes do Programa Marista Bilíngue 237 4ª Edição 237