Page 237 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 237

Fonte: elaborado pelos autores



        Planejamento

        Os estudantes devem estar ativamente envolvidos no planejamento de todo
        o processo, apresentando a proposta de atividades, tais como investigação,
        pesquisa, entrevistas, levantamento de dados, discussões (compartilhamen-
        to de ideias), a proposta de um artefato (produto final) e o formato de apre-
        sentação.

        O papel do professor é essencial nesse processo. O percurso de aprendizado
        do estudante será construído com a parceria do professor. Ele irá orientar o
        estudante durante todo o processo de desenvolvimento do projeto, assim
        como dar sugestões do caminho de investigação a ser percorrido em busca da
        solução para tal pergunta.

        Nesse momento, as rubricas avaliativas são apresentadas aos estudantes,
        permitindo uma clareza maior do que o professor espera deles ao longo de
        todo o projeto. Cada critério da rubrica deve ser claro de forma a não deixar
        nenhuma dúvida.






 Diretrizes do Programa Marista Bilíngue  237                     4ª Edição 237
   232   233   234   235   236   237   238   239   240   241   242