Page 234 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
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Esta seção apresenta as estratégias metodológicas que devem ser privilegia-
das no PMB. As abordagens CLIL e PBL são introduzidas de forma prática,
a fim de proporcionar a compreensão e, através dos exemplos dos projetos
apresentados ao final do capítulo, novas ideias possam surgir.
6.1 O que é PBL?
“Project-based Learning helps students develop skills for living in a knowledge-
based and highly technological society.”
“Aprendizagem baseada em projeto ajuda os estudantes a desenvolverem
habilidades, para viverem em uma sociedade baseada no conhecimento e
altamente tecnológica.”
(Nurwiansyah, Irwan Project-Based Learning Handbook “Educating the
Millennial Learner, 2006, tradução dos autores.)
Aprendizagem Baseada em Projetos, da sigla em inglês PBL Project Based
Learning (PBL), é uma metodologia focada na investigação prática. Nela, o es-
tudante é desafiado a desenvolver e a exercitar sua autonomia, a fim de solu-
cionar um problema da vida real. O objetivo dessa metodologia é estimular os
estudantes a se envolverem em desafios do cotidiano e tornar o aprendizado
mais atrativo, sem a imposição tradicional de conteúdos de forma passiva em
sala de aula. Novos espaços da escola podem ser explorados para o desenvol-
vimento do projeto.
O papel do professor nessa metodologia passa a ser de mediador do conhe-
cimento, ao invés de fornecedor de informação, e o papel do estudante é de
protagonista de sua própria aprendizagem.
Os projetos podem concentrar-se somente em uma disciplina ou envolver,
interdisciplinarmente, outras áreas do conhecimento, alinhando-se à Base
Nacional Comum Curricular (BNCC).
A metodologia PBL, além de oportunizar aos estudantes a identificação de
problemas reais, também contribui para um agir mais ativo e colaborativo em
busca de uma solução. Ela favorece não somente o desenvolvimento de habi-
lidades técnicas, mas também a apropriação de competências socioemocio-
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