Page 234 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 234

Esta seção apresenta as estratégias metodológicas que devem ser privilegia-
          das no PMB. As abordagens CLIL e PBL são introduzidas de forma prática,
          a fim de proporcionar a compreensão e, através dos exemplos dos projetos
          apresentados ao final do capítulo, novas ideias possam surgir.

          6.1 O que é PBL?


                     “Project-based Learning helps students develop skills for living in a knowledge-
                     based and highly technological society.”
                     “Aprendizagem baseada em projeto ajuda os estudantes a desenvolverem
                     habilidades, para viverem em  uma sociedade baseada no conhecimento e
                     altamente tecnológica.”
                      (Nurwiansyah, Irwan Project-Based Learning Handbook  “Educating the
                     Millennial Learner, 2006, tradução dos autores.)
          Aprendizagem Baseada em Projetos, da sigla em inglês PBL Project Based
          Learning (PBL), é uma metodologia focada na investigação prática. Nela, o es-
          tudante é desafiado a desenvolver e a exercitar sua autonomia, a fim de solu-
          cionar um problema da vida real. O objetivo dessa metodologia é estimular os
          estudantes a se envolverem em desafios do cotidiano e tornar o aprendizado
          mais atrativo, sem a imposição tradicional de conteúdos de forma passiva em
          sala de aula. Novos espaços da escola podem ser explorados para o desenvol-
          vimento do projeto.
          O papel do professor nessa metodologia passa a ser de mediador do conhe-
          cimento, ao invés de fornecedor de informação, e o papel do estudante é de
          protagonista de sua própria aprendizagem.
          Os projetos podem concentrar-se somente em uma disciplina ou envolver,
          interdisciplinarmente, outras áreas do conhecimento, alinhando-se à Base
          Nacional Comum Curricular (BNCC).
          A metodologia PBL, além de oportunizar aos estudantes a identificação de
          problemas reais, também contribui para um agir mais ativo e colaborativo em
          busca de uma solução. Ela favorece não somente o desenvolvimento de habi-
          lidades técnicas, mas também a apropriação de competências socioemocio-




          234  Diretrizes do Programa Marista Bilíngue
   229   230   231   232   233   234   235   236   237   238   239