Page 236 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 236

6.2 Como trabalhar a metodologia PBL na prática?
          A metodologia PBL poderá ser iniciada, em aula, com uma ambientação tal
          como um brainstorming, uma word-cloud com ferramentas tecnológicas, ví-
          deos, dentre outros, a fim de colocar os estudantes diante do que será propos-
          to, buscando deles um conhecimento prévio e oferecendo, também, input, ou
          seja, palavras, expressões, ideias com as quais eles irão se deparar ao longo do
          desenvolvimento do projeto.

          Pergunta norteadora (driving question)
          Para iniciar o projeto, é necessária a apresentação da pergunta norteadora
          (driving question) para engatilhar o processo investigativo e de aprofunda-
          mento do tópico proposto. A pergunta norteadora deverá ser autêntica, coe-
          rente, provocativa e desafiadora.  Ela nasce de um problema da vida real que
          deverá ser solucionado, em equipe, tendo em vista que a resolução terá um
          impacto prático para a vida de todos.
          A pergunta norteadora desperta curiosidade e tem a ver com um senso de
          questionamento pessoal e o desejo de entender certas perguntas inexplicá-
          veis. Essa pergunta deve ser criada e não há como encontrar uma resposta
          pronta para ela. Para encontrar uma solução (resposta) é necessário que o
          estudante levante hipóteses, investigue e crie sua proposta de resposta ao
          problema. Para responder a certas perguntas, pode-se levar uma vida inteira,
          e mesmo assim, as respostas para elas podem ser provisórias.

          Como mencionado, para responder à pergunta norteadora é necessário pes-
          quisar, investigar e coletar dados como parte do projeto. Desta forma, a per-
          gunta norteadora move o estudante a pesquisar, a pensar e a buscar soluções
          para problemas, como faz ao solucionar problemas da vida real.













          236  Diretrizes do Programa Marista Bilíngue
   231   232   233   234   235   236   237   238   239   240   241