Page 236 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 236
6.2 Como trabalhar a metodologia PBL na prática?
A metodologia PBL poderá ser iniciada, em aula, com uma ambientação tal
como um brainstorming, uma word-cloud com ferramentas tecnológicas, ví-
deos, dentre outros, a fim de colocar os estudantes diante do que será propos-
to, buscando deles um conhecimento prévio e oferecendo, também, input, ou
seja, palavras, expressões, ideias com as quais eles irão se deparar ao longo do
desenvolvimento do projeto.
Pergunta norteadora (driving question)
Para iniciar o projeto, é necessária a apresentação da pergunta norteadora
(driving question) para engatilhar o processo investigativo e de aprofunda-
mento do tópico proposto. A pergunta norteadora deverá ser autêntica, coe-
rente, provocativa e desafiadora. Ela nasce de um problema da vida real que
deverá ser solucionado, em equipe, tendo em vista que a resolução terá um
impacto prático para a vida de todos.
A pergunta norteadora desperta curiosidade e tem a ver com um senso de
questionamento pessoal e o desejo de entender certas perguntas inexplicá-
veis. Essa pergunta deve ser criada e não há como encontrar uma resposta
pronta para ela. Para encontrar uma solução (resposta) é necessário que o
estudante levante hipóteses, investigue e crie sua proposta de resposta ao
problema. Para responder a certas perguntas, pode-se levar uma vida inteira,
e mesmo assim, as respostas para elas podem ser provisórias.
Como mencionado, para responder à pergunta norteadora é necessário pes-
quisar, investigar e coletar dados como parte do projeto. Desta forma, a per-
gunta norteadora move o estudante a pesquisar, a pensar e a buscar soluções
para problemas, como faz ao solucionar problemas da vida real.
236 Diretrizes do Programa Marista Bilíngue