Page 241 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 241
proposta de resolução do problema da pergunta norteadora (essential ques-
tion), onde e como apresentar o projeto. Esse artefato poderá ser um vídeo,
um podcast, uma performance, um dispositivo desenvolvido pelo grupo, uma
proposta textual, entre outros.
A presença do professor como mediador e orientador é fundamental para a
finalização da construção do artefato nesse momento, a fim de corrigir possí-
veis erros de percurso e sugerir alternativas e alterações necessárias.
Apresentação do produto final
Neste estágio do projeto, os estudantes deverão fazer uso, principalmente,
das habilidades comunicativas e socioemocionais, uma vez que terão que
demonstrar conhecimento adquirido ao longo do projeto, de forma fluente,
clara e objetiva. É fundamental que a solução proposta seja transmitida de
maneira eficaz e alcance a compreensão do público, que pode ser os colegas
de sala, colegas de outras turmas, famílias, professores e colaboradores da
comunidade escolar. A apreciação dos trabalhos por outros é importante e é
uma oportunidade para os estudantes apresentarem o produto final, expli-
cando o que produziram, demonstrando assim o conhecimento adquirido ao
longo do desenvolvimento do projeto.
É importante que antes da apresentação, os estudantes sejam orientados com
relação a sua performance diante do público. Eles devem fazer uso de uma
linguagem clara, adequada e fluente a fim de transmitirem a mensagem à
plateia de forma eloquente. O uso da tecnologia e de elementos não verbais
enriquece a apresentação e mantém uma interatividade visual com o público,
prendendo sua atenção e curiosidade.
Diretrizes do Programa Marista Bilíngue 241 4ª Edição 241