Page 246 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
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6.4 Interação CLIL e PBL
Como pode ser visto, CLIL é uma abordagem metodológica que diz respeito
a uma lição ou um grupo. Ele está relacionado ao planejamento das aulas, ao
como dar uma aula integrando a língua (que também é objeto de estudo) atra-
vés do componente curricular. Já o PBL é uma forma de organizar um projeto,
a abordagem CLIL pode estar incorporada nas fases do PBL. Portanto, um
PBL pode ser CLIL se seus objetivos de aprendizagem englobarem a língua e
os componentes curriculares, dessa forma elencados nas rubricas e previstos
por todo o processo.
6.5 Práticas Compartilhadas
Nesta seção são apresentadas propostas que podem ser desenvolvidas com
os estudantes. O objetivo é de criar espaçotempos que propiciem vivências
colaborativas e lúdicas e, assim, contribuam para o aprendizado dos diversos
campos de experiência da Educação Infantil e habilidades da Matriz Marista
para os Anos Iniciais e Finais associados à aquisição da língua inglesa.
As possiblidades de trilhas de aprendizagem, quer sejam por Projetos Insti-
tucionais e/ou interdisciplinares, por meio das abordagens PBL/CLIL, consti-
tuem-se como modos didáticos de colocar em prática o universo de criações
autorais dos docentes. As habilidades inseridas nos projetos, constantemen-
te, estão em interface com a língua inglesa e os componentes curriculares
pelo viés da abordagem CLIL. Dessa feita, em menor ou maior grau, o diálogo
entre conteúdo e língua sempre estará presente nos Projetos Maristas, sejam
pela abordagem PBL ou por outras propostas didático-pedagógicas.
Espaçostempos: é uma expressão utilizada para caracterizar a escola Marista. É um
continuum que se refere ao espaço e ao tempo de modo inter-relacionado. Nessa
perspectiva, é necessário pensar fatos, processos, fenômenos e situações-problema
considerando simultaneamente as especificidades espaciais e temporais. (Projeto
Educativo do Brasil Marista, 2010).
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