Page 246 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
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6.4  Interação CLIL e PBL
          Como pode ser visto, CLIL é uma abordagem metodológica que diz respeito
          a uma lição ou um grupo. Ele está relacionado ao planejamento das aulas, ao
          como dar uma aula integrando a língua (que também é objeto de estudo) atra-
          vés do componente curricular. Já o PBL é uma forma de organizar um projeto,
          a abordagem CLIL pode estar incorporada nas fases do PBL.  Portanto, um
          PBL pode ser CLIL se seus objetivos de aprendizagem englobarem a língua e
          os componentes curriculares, dessa forma elencados nas rubricas e previstos
          por todo o processo.


          6.5 Práticas Compartilhadas
          Nesta seção são apresentadas propostas que podem ser desenvolvidas com
          os estudantes.  O objetivo é de criar espaçotempos que propiciem vivências
          colaborativas e lúdicas e, assim, contribuam para o aprendizado dos diversos
          campos de experiência da Educação Infantil e habilidades da Matriz Marista
          para os Anos Iniciais e Finais associados à aquisição da língua inglesa.
          As possiblidades de trilhas de aprendizagem, quer sejam por Projetos Insti-
          tucionais e/ou interdisciplinares, por meio das abordagens PBL/CLIL, consti-
          tuem-se como modos didáticos de colocar em prática o universo de criações
          autorais dos docentes. As habilidades inseridas nos projetos, constantemen-
          te, estão em interface com a língua inglesa e os componentes curriculares
          pelo viés da abordagem CLIL. Dessa feita, em menor ou maior grau, o diálogo
          entre conteúdo e língua sempre estará presente nos Projetos Maristas, sejam
          pela abordagem PBL ou por outras propostas didático-pedagógicas.




                 Espaçostempos: é uma expressão utilizada para caracterizar a escola Marista. É um
                 continuum que se refere ao espaço e ao tempo de modo inter-relacionado. Nessa
                 perspectiva, é necessário pensar fatos, processos, fenômenos e situações-problema
                 considerando simultaneamente as especificidades espaciais e temporais. (Projeto
                 Educativo do Brasil Marista, 2010).






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