Page 248 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 248

6.5.1 Ensino Infantil


                               Apresentação do projeto
                                           Questão orientadora: como podemos promo-
           Título do projeto: Field Day    ver a internacionalização na Semana Distrital da
                                           Educação Infantil?

           Unidade Marista/Ano curricular:
                                           Duração:
           Colégio Marista Champagnat Taguatinga/  1 dia – Dia Distrital da Educação Infantil (25 de
           Educação Infantil.              agosto) – Desde 2019
           Propósito: o Field Day propõe que as crian-
           ças tenham um dia exclusivo para participar
           de atividades interdisciplinares por meio da   Produto final:
           prática de esportes, práticas artísticas, jogos
           e brincadeiras. Trata-se de um dia no qual se   Há sempre uma produção física da lembran-
           sai das salas de aulas para praticar a língua   cinha do evento (a depender do tema do ano).
           de forma mais físico-responsiva e, sobretudo,   Para o ano de 2022, por exemplo, será uma es-
           interativa. Apesar de já ter um grande poten-  cultura  ou  uma  carta  feita  em  papel  reciclado
           cial, o projeto do Field Day, dentro do Progra-  pelos próprios estudantes. (Tema da Plenarinha
           ma Bilíngue Marista, também foi construído   2022 – “Criança arteira: faço arte, faço parte”.
           como o objetivo de propor um dia de celebra-
           ção da Semana Distrital da Educação Infantil.
                                    Provocações iniciais
           Provocações:

           Como podemos utilizar a língua inglesa em contextos significativos que construam nossa identi-
           dade bilíngue?
           Como o uso da língua inglesa ao brincar constrói a identidade bilíngue na Educação Infantil?

           Como podemos garantir os direitos de aprendizagem propostos para a Educação infantil também
           em Língua Inglesa?

                                    Aspectos curriculares













          248  Diretrizes do Programa Marista Bilíngue
   243   244   245   246   247   248   249   250   251   252   253