Page 247 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
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Fazer uso de projetos é importante porque o estudante tem a oportunidade de
          aprender enquanto pratica, pois essa aprendizagem é concebida através de
          um processo global, envolvendo os aspectos cognitivos, sociais e emocionais.
          Nessa concepção, são mais consideradas as formas autônomas e participa-
          tivas de como o aluno aprende do que o que ele está aprendendo. Nessa pro-
          posta, o estudante está no centro do processo de aprendizagem, participando
          ativamente e sendo responsável pela construção do conhecimento. Assim
          sendo, a avaliação é processual, com o propósito de investigar o desenvolvi-
          mento dos alunos e ajudá-los a avançar nos objetivos de aprendizagem. Iden-
          tificar o conhecimento prévio do aluno e estabelecer conexão com o currículo
          são etapas importantes para o início do desenvolvimento do projeto. No pro-
          cesso de investigação, os alunos aplicam o conhecimento adquirido de forma
          comunicativa para encontrarem a solução da questão orientadora.

          Os projetos apresentados se constituem em ações com duração máxima de
          uma etapa letiva. Alinhados com os princípios da educação para o século XXI
          e a promoção da cultura Maker, os Projects sempre possuirão um produto final
          a ser desenvolvido pelos estudantes. É importante lembrar que os projetos
          aqui apresentados são inspirações para o desenvolvimento de projetos de
          abordagem metodológica CLIL ou de PBLs, que possuem maior duração e
          aprofundamento dos conhecimentos, uma vez que são métodos sistemáticos
          de ensino-aprendizagem que envolvem os alunos na aquisição de conheci-
          mentos através de processos de investigação, em torno de questões comple-
          xas e de produtos e tarefas cuidadosamente planejadas.

          A proposta dos projetos, além de apresentar situações de aprendizagem em
          língua inglesa, também oportuniza práticas linguísticas estruturadas, en-
          globando diferentes vivências sociais. Visa impulsionar os saberes entre a
          língua materna e a língua-alvo, em processos de escuta e observação atenta,
          mobilizando o potencial linguístico e sociocultural do aluno, pois mais do
          que dominar conteúdos, os alunos desenvolvem o pensamento crítico e a
          capacidade de trabalhar em grupo, que integram as habilidades do século 21
          (21st century skills) da educação.

          A seguir estão elencadas propostas por segmento, que podem ser ajustadas
          de acordo com o contexto local.



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