Page 247 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
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Fazer uso de projetos é importante porque o estudante tem a oportunidade de
aprender enquanto pratica, pois essa aprendizagem é concebida através de
um processo global, envolvendo os aspectos cognitivos, sociais e emocionais.
Nessa concepção, são mais consideradas as formas autônomas e participa-
tivas de como o aluno aprende do que o que ele está aprendendo. Nessa pro-
posta, o estudante está no centro do processo de aprendizagem, participando
ativamente e sendo responsável pela construção do conhecimento. Assim
sendo, a avaliação é processual, com o propósito de investigar o desenvolvi-
mento dos alunos e ajudá-los a avançar nos objetivos de aprendizagem. Iden-
tificar o conhecimento prévio do aluno e estabelecer conexão com o currículo
são etapas importantes para o início do desenvolvimento do projeto. No pro-
cesso de investigação, os alunos aplicam o conhecimento adquirido de forma
comunicativa para encontrarem a solução da questão orientadora.
Os projetos apresentados se constituem em ações com duração máxima de
uma etapa letiva. Alinhados com os princípios da educação para o século XXI
e a promoção da cultura Maker, os Projects sempre possuirão um produto final
a ser desenvolvido pelos estudantes. É importante lembrar que os projetos
aqui apresentados são inspirações para o desenvolvimento de projetos de
abordagem metodológica CLIL ou de PBLs, que possuem maior duração e
aprofundamento dos conhecimentos, uma vez que são métodos sistemáticos
de ensino-aprendizagem que envolvem os alunos na aquisição de conheci-
mentos através de processos de investigação, em torno de questões comple-
xas e de produtos e tarefas cuidadosamente planejadas.
A proposta dos projetos, além de apresentar situações de aprendizagem em
língua inglesa, também oportuniza práticas linguísticas estruturadas, en-
globando diferentes vivências sociais. Visa impulsionar os saberes entre a
língua materna e a língua-alvo, em processos de escuta e observação atenta,
mobilizando o potencial linguístico e sociocultural do aluno, pois mais do
que dominar conteúdos, os alunos desenvolvem o pensamento crítico e a
capacidade de trabalhar em grupo, que integram as habilidades do século 21
(21st century skills) da educação.
A seguir estão elencadas propostas por segmento, que podem ser ajustadas
de acordo com o contexto local.
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