Page 242 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 242

Avaliação / Autoavaliação (self-assessment)
        O professor avaliará o projeto por meio de rubricas com critérios que serão
        previamente definidos por ele. Tais critérios serão apresentados aos estu-
        dantes logo no início do projeto, para que eles estejam cientes de como serão
        avaliados do começo ao fim.

        A autoavaliação é um passo importante em direção à autonomia e criticidade.
        Nesse estágio do projeto, os estudantes deverão dirigir um olhar crítico sobre
        si mesmos e analisar os conhecimentos adquiridos por eles ao longo do pro-
        cesso, assim como a própria atuação de protagonismo em cada etapa, como
        por exemplo, em tomadas de decisões, proatividade, engajamento, investiga-
        ção e produções.
        Feedback da experiência professor-aluno / aluno-professor
        O feedback da experiência será um momento de reflexão com trocas e par-
        tilhas das vivências positivas e negativas. O feedback poderá ser feito por
        grupo, em que acontecerá a escuta do que foi percebido como pontos fortes e
        fracos (weaknesses and strengths). A escuta deve ser realizada tanto pelo pro-
        fessor quanto pelos estudantes. Um bom feedback deve ser claro e objetivo,
        motivando mudanças necessárias para o próximo projeto e consolidando o
        que foi positivo. Por sua vez, o professor também terá a oportunidade de rece-
        ber feedback de sua atuação na condução do processo.
        Uma outra parte do feedback diz respeito ao produto final desenvolvido pelo
        grupo. O professor e os estudantes irão discutir as soluções apresentadas pe-
        los grupos e isso poderá acontecer por meio de rodas de conversa, debates e
        exposição dos artefatos em sala de aula. Esse momento ocorre quando o pro-
        duto final já está quase pronto, um expert no assunto pode ser chamado para
        dar um feedback, no sentido de apontar os pontos fortes, bem como, pontos
        que podem ser melhorados. Para tanto, é importante retomar à pergunta nor-
        teadora (essential question) e verificar se os estudantes conseguiram respon-
        dê-la através do artefato construído. Caso os estudantes não tenham alcan-
        çado sucesso em sua produção final, eles poderão melhorar o seu artefato,





          242  Diretrizes do Programa Marista Bilíngue
   237   238   239   240   241   242   243   244   245   246   247