Page 239 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 239

Template de planejamento PBL

                                   Apresentação do projeto
                           Questão orientadora: o objetivo do projeto em forma de uma pergunta
           Título do projeto:  que centraliza a investigação. É a pergunta para a qual o projeto apresen-
                           tará as respostas através de suas etapas.
           Unidade Marista/  Duração:
           Ano curricular:
           Propósito: texto
           curto apresentando o
           porquê de o projeto   Produto final: a culminância do projeto, resultante do processo de pes-
           ter sido idealizado   quisa e produção. Pode ser atividade de registro de portfólio, cartaz, ex-
           considerando os   periência hands-on, exposição, música etc.
           contextos e as vivên-
           cias dos alunos.
           Recursos:
           Referências:

           Provocações iniciais
           Provocações:
           Quais elementos e tópicos serão apresentados no ciclo de provocações? Qual será a âncora?
                                    Aspectos curriculares
           Objetivos de aprendizagem:
                                            Aspectos multiculturais:
           Quais são as habilidades e conteúdos a serem
           explorados? (Selecione habilidades específicas   Como os conteúdos mobilizarão diferentes
                                            repertórios socioculturais?
           relacionadas aos conteúdos).
           Language aquisition/aquisição de linguagem:   Language skills/habilidades de linguagem:
           principal vocabulário e estruturas de lingua-  compreensão de leitura, desenvolvimento
           gem trabalhados e assimilados durante as   de oralidade e da habilidade de escrita, com-
           aulas do projeto.                preender e responder perguntas, argumentar
                               Interação com a comunidade escolar

                                            *Interações com espaços públicos:
           Parcerias:
                                            Quais espaços podem ser visitados para le-
           Quais interações promoverão a interdiscipli-  var ao aprofundamento da investigação e da
           naridade.                        exploração de outros ambientes de aprendi-
                                            zagem?


                                    Registro em imagens




 Diretrizes do Programa Marista Bilíngue  239                     4ª Edição 239
   234   235   236   237   238   239   240   241   242   243   244