Page 239 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 239
Template de planejamento PBL
Apresentação do projeto
Questão orientadora: o objetivo do projeto em forma de uma pergunta
Título do projeto: que centraliza a investigação. É a pergunta para a qual o projeto apresen-
tará as respostas através de suas etapas.
Unidade Marista/ Duração:
Ano curricular:
Propósito: texto
curto apresentando o
porquê de o projeto Produto final: a culminância do projeto, resultante do processo de pes-
ter sido idealizado quisa e produção. Pode ser atividade de registro de portfólio, cartaz, ex-
considerando os periência hands-on, exposição, música etc.
contextos e as vivên-
cias dos alunos.
Recursos:
Referências:
Provocações iniciais
Provocações:
Quais elementos e tópicos serão apresentados no ciclo de provocações? Qual será a âncora?
Aspectos curriculares
Objetivos de aprendizagem:
Aspectos multiculturais:
Quais são as habilidades e conteúdos a serem
explorados? (Selecione habilidades específicas Como os conteúdos mobilizarão diferentes
repertórios socioculturais?
relacionadas aos conteúdos).
Language aquisition/aquisição de linguagem: Language skills/habilidades de linguagem:
principal vocabulário e estruturas de lingua- compreensão de leitura, desenvolvimento
gem trabalhados e assimilados durante as de oralidade e da habilidade de escrita, com-
aulas do projeto. preender e responder perguntas, argumentar
Interação com a comunidade escolar
*Interações com espaços públicos:
Parcerias:
Quais espaços podem ser visitados para le-
Quais interações promoverão a interdiscipli- var ao aprofundamento da investigação e da
naridade. exploração de outros ambientes de aprendi-
zagem?
Registro em imagens
Diretrizes do Programa Marista Bilíngue 239 4ª Edição 239