Page 235 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
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nais indispensáveis para a educação do estudante do século XXI, lapidando
sua criatividade, olhar crítico para a resolução de problemas e trabalho em
equipe.
De acordo com Irwan Nurwiansyah (2006), a metodologia PBL contempla os
diferentes estilos de aprendizagem, uma vez que os estudantes terão a opor-
tunidade de demonstrar seu conhecimento, através de investigação por meio
de diferentes metodologias ativas aplicadas em atividades como trabalho de
campo, experiências, confecção de pôsteres e protótipos e criações de apre-
sentação de multimídia. Para o autor, a metodologia PBL deve se ancorar no
currículo básico e multidisciplinar, além de colaborar para o engajamento
dos estudantes a longo prazo e na tomada de decisões. Além disso, deve ser
realizada com a colaboração de todo o grupo e ter uma conexão clara com o
mundo real. Por fim, a metodologia PBL implica o uso de uma avaliação pro-
cessual e sistemática tanto das diversas etapas ao longo do projeto quanto do
produto final, por meio de rubricas.
O professor, por sua vez, possui a função de orientar e monitorar o grupo de
forma a promover a autonomia de decisões e trabalho colaborativo.
Fonte: www.magnifylearningin.org/project-based-learning-core-components
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