Page 12 - Guia para implementação do Ensino Médio
P. 12
3. Organização pedagógica do terceiro
ano de implementação do novo Ensino
Médio
A malha curricular do novo Ensino Médio, que iniciou o processo de implementação da nova
arquitetura curricular em 2022, traduziu a proposta da oferta dos blocos de Formação Geral
Básica – FGB, dos Itinerários de Formação Interdisciplinar Comum – FIC e dos Itinerários de
Formação Interdisciplinar Optativa – FIO, em componentes curriculares ou unidades curricu-
lares ofertadas aos estudantes matriculados em nossas unidades socioeducacionais seguindo o
esquema apresentado na Tabela 01.
Implementação gradativa do Novo Ensino Médio (2022 – 2024)
ANO 1ª SÉRIE EM 2ª SÉRIE EM 3ª SÉRIE EM
1ª turma novo Ensino
2022 Currículo em extinção Currículo em extinção
Médio MCN
2ª turma novo Ensino 1ª turma novo Ensino
2023 Currículo em extinção
Médio MCN Médio MCN
3ª turma Novo Ensino 2ª turma novo Ensino 1ª turma novo Ensino
2024
Médio MCN Médio MCN Médio MCN
Tabela 1: Organização da implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte
O bloco da FGB tem carga horária fixa de 600h nos três anos do Ensino Médio. Os
Itinerários de Formação Interdisciplinar Comum (FIC) e os Itinerários de Formação
Interdisciplinar Optativa (FIO) apresentam carga rearranjada em 2024 de forma a con-
templar as realidades e os contextos da escuta e diálogo realizados com as equipes dire-
tivas e técnicas participantes do GT do novo Ensino Médio realizada em junho de 2023,
conforme ilustrado na figura 02.
12 Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte