Page 15 - Guia para implementação do Ensino Médio
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componente curricular Processos Formativos. Esse componente será ofertado na FIC para as 1ª
e 2ª séries e, de forma optativa, a depender da escolha da malha curricular pela escola, para a 3ª
série na FIO. O componente curricular Processos Formativos, seguindo as premissas do projeto
de vida, objetiva promover reflexões acerca da importância do estudo contínuo, da análise de
dados e do impacto das avaliações em larga escala como meio para alcançar os objetivos alme-
jados por nossos estudantes.
É importante salientar que, mesmo com a presença de um componente curricular de Interiori-
dade e Projeto de Vida na malha curricular, entendemos que o desenvolvimento do projeto de
vida de nossos estudantes ocorre em diferentes espaçotempos de aprendizagem e tem como
reflexo as interrelações vivenciadas nos diversos componentes curriculares e projetos desen-
volvidos em nossas unidades. Portanto, o projeto de vida é parte essencial de todos os compo-
nentes curriculares.
Lei 13.415/2017
Art. 36 ....
§ 3º A critério dos sistemas de ensino, poderá ser composto itinerário formativo integra-
do, que se traduz na composição de componentes curriculares da Base Nacional Comum
Curricular - BNCC e dos itinerários formativos, considerando os incisos I a V do caput.
3.2.1 Componente Curricular: Interioridade e Projeto de Vida
O Marista Centro-Norte considera a organização do projeto de vida, a partir das habilidades so-
cioemocionais apresentadas em nosso Guia do Componente Curricular: Interioridade e Projeto de
Vida lançado em 2023 e disponível em: https://marista.edu.br/diretrizesebook/interioridade/.
A partir da articulação entre as habilidades socioemocionais e as propostas pedagógicas para
o desenvolvimento do componente, os docentes deverão possibilitar a reflexão contínua do
estudante sobre o próprio desenvolvimento, suas metas e objetivos de vida. Nesse cenário, o
componente Interioridade e Projeto de Vida passa a compor o currículo marista a partir do 6°
ano do Ensino Fundamental, reforçando nosso compromisso com a formação integral dos estu-
dantes e amadurecimento das escolhas que farão no Ensino Médio.
Em atenção às políticas para o Ensino Médio, a UMBRASIL destaca, no documento Ensino Médio
do Brasil Marista: Perspectivas e possibilidades de arranjos curriculares (2020), a pertinência e a
atualização da formação dos nossos estudantes em perspectiva ampliada, de forma a garantir a
extensão do conceito de competência para o maior número possível de dimensões da vida hu-
mana. Nesse sentido, o projeto de vida por meio do componente curricular Interioridade e pro-
jeto de vida, envolve o estudante em uma formação que se desdobra para a essência, o espírito
e os fundamentos do ser humano e se apresenta concatenada com o desenvolvimento integral
fundamentado em nossos colégios e escolas sociais.
A adoção da coleção “Em Ti – Projeto Interioridade”, da Editora FTD, busca sistematizar as
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