Page 14 - Guia para implementação do Ensino Médio
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3.1 Formação Geral Básica - FGB
O bloco da FGB será o mesmo para todos os estudantes na série em curso, garantindo o desen-
volvimento das aprendizagens essenciais previstas na BNCC e nas Matrizes Marista, esse blo-
co confere carga horária total de 600h em cada ano letivo do segmento. As frentes da FGB e da
FIC devem ser trabalhadas pelos professores de maneira integrada, oportunizando a vivência
dos estudantes nos diferentes componentes curriculares. Assim, promovemos a valorização
de todas as áreas de conhecimento, sem a necessidade de duplicar processos avaliativos para
o mesmo componente.
Lei 13.415/2017
Art. 36 ....
§ 1º A parte diversificada dos currículos de que trata o caput do art. 26, definida em cada
sistema de ensino, deverá estar harmonizada à Base Nacional Comum Curricular e ser
articulada a partir do contexto histórico, econômico, social, ambiental e cultural.
§ 2º A Base Nacional Comum Curricular referente ao ensino médio incluirá obrigatoria-
mente estudos e práticas de educação física, arte, sociologia e filosofia.
§ 3º O ensino da língua portuguesa e da matemática será obrigatório nos três anos do
ensino médio, assegurada às comunidades indígenas, também, a utilização das respec-
tivas línguas maternas.
§ 4º Os currículos do ensino médio incluirão, obrigatoriamente, o estudo da língua inglesa
e poderão ofertar outras línguas estrangeiras, em caráter optativo, preferencialmente
o espanhol, de acordo com a disponibilidade de oferta, locais e horários definidos pelos
sistemas de ensino.
3.2 Itinerário de Formação Interdisciplinar Comum - FIC
O Itinerário de Formação Interdisciplinar Comum – FIC é composto de unidades curriculares
presentes nas áreas de conhecimento, que possuem o objetivo de complementar e aprofundar
as aprendizagens essenciais da FGB. A FIC, assim como a FGB, é comum e obrigatória a todos
os estudantes matriculados e sua oferta ocorre nas áreas de Ciências da Natureza e suas Tec-
nologias, Linguagens e códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e
Matemática e suas tecnologias.
O projeto de vida também está presente no currículo marista, representado pelo componente
curricular Interioridade e Projeto de Vida - IPV. Esse componente curricular tem como finalidade
auxiliar o desenvolvimento do olhar crítico dos estudantes para suas escolhas futuras, promo-
vendo contextos para que eles consigam projetar escolhas e os impactos delas em sua vida após
a Educação Básica.
Para contribuir com a organização do projeto de vida dos estudantes, oferecemos também o
14 Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte