Page 10 - Guia para implementação do Ensino Médio
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•  criação de itinerários formativos, com carga horária de 2.400 horas para cumprimento até
          o fim da etapa de ensino.

             Lei 13.415/2017
             § 5º A carga horária destinada ao cumprimento da Base Nacional Comum Curricular não
             poderá ser superior a mil e oitocentas horas do total da carga horária do ensino médio, de
             acordo com a definição dos sistemas de ensino.

          Para promover as mudanças no Ensino Médio não podemos nos restringir à organização
          da estrutura do currículo e à ampliação de carga horária. É importante também prezar por
          uma mudança de paradigma que envolva novas concepções de ensino e de aprendizagem,
          que privilegiem o desenvolvimento de habilidades e competências gerais, bem como o
          cuidado com o projeto de vida e o desenvolvimento socioemocional dos estudantes. Assim,
          é válido tratar de propostas que contemplem os anseios e desejos das juventudes fortale-
          cendo parcerias com instituições que promovam o aprendizado de forma holística, diversa
          e inovadora.




             Lei 13.415/2017
             Art. 36 . O currículo do ensino médio será composto pela Base Nacional Comum Curri-
             cular e por itinerários formativos, que deverão ser organizados por meio da oferta de dife-
             rentes arranjos curriculares, conforme a relevância para o contexto local e a possibilidade
             dos sistemas de ensino, a saber:
             I - linguagens e suas tecnologias;
             II - matemática e suas tecnologias;
             III - ciências da natureza e suas tecnologias;
             IV - ciências humanas e sociais aplicadas;
             V - formação técnica e profissional.



          Na proposta do Marista Centro-Norte, a FGB é restrita a 1.800 horas distribuídas em 600 horas
          anuais, contemplando as quatro áreas de conhecimento. Os Itinerários, que devem ser de 2.400
          horas no total do Ensino Médio, em nossa proposta, são organizados em dois blocos:

              1.  Formação interdisciplinar comum (FIC), para o aprofundamento das aprendizagens es-
                 senciais divididas em áreas de conhecimento para participação de todos os estudantes;




           10  Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte
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