Page 7 - Guia para implementação do Ensino Médio
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1. Apresentação
Diante da Lei n.º 13.415/2017, que instituiu a reforma do Ensino Médio no Brasil e alterou a
LDB, as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM) e a Base Nacional
Comum Curricular (BNCC), chegamos, em 2024, ao ano de finalização da implantação desse
projeto no Marista Centro-Norte.
Neste ano, os desafios do novo Ensino Médio já mapeados – normativas de aproveitamento de
estudo; processos de validação de documentos e vivências; compatibilidade de carga horária
por diferentes blocos curriculares; mudanças na forma de gestão pedagógica a partir da nova
oferta on-line (síncronas e assíncronas); aspectos de parcerias e fluxo de uso de novas tec-
nologias –se somam às incertezas geradas pela publicação da suspensão do cronograma de
implementação, anunciada pelo governo brsileiro por meio da portaria nº 399, de 8 de março de
2023 . A escuta proposta nessa portaria advém da necessidade de mudanças e correções curri-
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culares para que o Ensino Médio atenda à realidade de um Brasil multifacetado e com oportuni-
dades desiguais entre redes públicas e particulares.
Nesse sentido, salientamos que a portaria não fere o princípio da excelência acadêmica oferi-
cada no Marista Centro-Norte e nem os esforços voltados para a construção de um currículo
que potencializa as aprendizagens essenciais para o exercício pleno da cidadania de nossa ju-
ventude, alicerçadas nas habilidades e competências previstas na BNCC e em nossas Matrizes
Curriculares de Educação Básica do Brasil Marista – documento norteador de nossa missão.
Ao adotarmos uma Formação Geral Básica (FGB) e um Itinerário de Formação Interdiscipli-
nar Comum (FIC) com aporte das áreas do conhecimento e dos componentes curriculares, re-
forçamos uma aprendizagem significativa e, ainda, abordamos contextos e realidades neces-
sárias para a ampliação do olhar do estudante para o mundo. Os itinerários optativos (FIO),
por sua vez, buscam um aprofundamento também por área do conhecimento, contemplando
os quatro (4) eixos estruturantes previstos para o novo Ensino Médio: empreendedorismo,
investigação científica, mediação e intervenção sociocultural e processos criativos.
É importante reconhecermos a nossa trajetória como rede a fim de compreender as impor-
tantes etapas que perpassamos rumo a um novo Ensino Médio que atende às demandas de
uma formação integral e cristã pautada na ética, na cidadania, no bem-comum e na coletivi-
dade. Assim, podemos ajustar as nossas expectativas ano a ano e promover, cada vez mais, um
Ensino Médio de qualidade, que ofereça aspectos de inovação, ousadia, integração da rede de
escolas e que responda aos desafios pedagógicos instigados nessa relação.
O engajamento das equipes gestoras, técnicas, pedagógicas e de toda comunidade escolar
permitiram que esse currículo expressasse, em sentido amplo, as necessidades dos nossos
estudantes, promovendo uma aprendizagem a partir de suas escolhas e do protagonismo ju-
venil, ao passo que garante uma preparação adequada para o futuro e o mercado de trabalho.
A seguir, uma breve linha do tempo de nossa organização curricular até o momento:
1 A portaria nº 399 de 8 de março de 2023 pode ser acessada em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-399-de-8-de-
-marco-de-2023-468762771
Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte 7