Page 7 - Guia para implementação do Ensino Médio
P. 7

1.  Apresentação


          Diante da Lei n.º 13.415/2017, que instituiu a reforma do Ensino Médio no Brasil e alterou a
          LDB, as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM) e a Base Nacional
          Comum Curricular (BNCC), chegamos, em 2024, ao ano de finalização da implantação desse
          projeto no Marista Centro-Norte.
          Neste ano, os desafios do novo Ensino Médio já mapeados – normativas de aproveitamento de
          estudo; processos de validação de documentos e vivências; compatibilidade de carga horária
          por diferentes blocos curriculares; mudanças na forma de gestão pedagógica a partir da nova
          oferta on-line (síncronas e assíncronas); aspectos de parcerias e fluxo de uso de novas tec-
          nologias –se somam às incertezas geradas pela publicação da suspensão do cronograma de
          implementação, anunciada pelo governo brsileiro por meio da portaria nº 399, de 8 de março de
          2023 . A escuta proposta nessa portaria advém da necessidade de mudanças e correções curri-
              1
          culares para que o Ensino Médio atenda à realidade de um Brasil multifacetado e com oportuni-
          dades desiguais entre redes públicas e particulares.
          Nesse sentido, salientamos que a portaria não fere o princípio da excelência acadêmica oferi-
          cada no Marista Centro-Norte e nem os esforços voltados para a construção de um currículo
          que potencializa as aprendizagens essenciais para o exercício pleno da cidadania de nossa ju-
          ventude, alicerçadas nas habilidades e competências previstas na BNCC e em nossas Matrizes
          Curriculares de Educação Básica do Brasil Marista – documento norteador de nossa missão.
          Ao adotarmos uma Formação Geral Básica (FGB) e um Itinerário de Formação Interdiscipli-
          nar Comum (FIC) com aporte das áreas do conhecimento e dos componentes curriculares, re-
          forçamos uma aprendizagem significativa e, ainda, abordamos contextos e realidades neces-
          sárias para a ampliação do olhar do estudante para o mundo. Os itinerários optativos (FIO),
          por sua vez, buscam um aprofundamento também por área do conhecimento, contemplando
          os quatro (4) eixos estruturantes previstos para o novo Ensino Médio: empreendedorismo,
          investigação científica, mediação e intervenção sociocultural e processos criativos.
          É importante reconhecermos a nossa trajetória como rede a fim de compreender as impor-
          tantes etapas que perpassamos rumo a um novo Ensino Médio que atende às demandas de
          uma formação integral e cristã pautada na ética, na cidadania, no bem-comum e na coletivi-
          dade. Assim, podemos ajustar as nossas expectativas ano a ano e promover, cada vez mais, um
          Ensino Médio de qualidade, que ofereça aspectos de inovação, ousadia, integração da rede de
          escolas e que responda aos desafios pedagógicos instigados nessa relação.
          O engajamento das equipes gestoras, técnicas, pedagógicas e de toda comunidade escolar
          permitiram que esse currículo expressasse, em sentido amplo, as necessidades dos nossos
          estudantes, promovendo uma aprendizagem a partir de suas escolhas e do protagonismo ju-
          venil, ao passo que garante uma preparação adequada para o futuro e o mercado de trabalho.
          A seguir, uma breve linha do tempo de nossa organização curricular até o momento:
          1  A portaria nº 399 de 8 de março de 2023 pode ser acessada em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-399-de-8-de-
            -marco-de-2023-468762771




                            Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte  7
   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12