Page 11 - Guia para implementação do Ensino Médio
P. 11

2.  Formação interdisciplinar optativa (FIO), divididas em unidades temáticas com possi-
                 bilidade de escolha dos estudantes.
          A legislação flexibiliza parte da carga horária do Ensino Médio para o modelo híbrido ou à
          distância, podendo ser desenvolvida tanto na FGB quanto nos Itinerários Formativos, mas
          sugere-se essa flexibilização preferencialmente na carga optativa do estudante.
          No Marista Centro-Norte, a flexibilização se dá dentro dos Itinerários de Formação Interdis-
          ciplinar Optativa (FIO) em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do
          Sul (PUCRS) na oferta de unidades curriculares eletivas em diversas áreas do conhecimento
          para a 1ª e 2ª séries. Para a 3ª série, a configuração da unidade curricular EaD será realizada
          em parceria com a plataforma Evolucional por meio da solução Evo Jornada, contemplando
          carga horária de 1 (uma) hora-aula semanal.
          Para organizar a construção das aprendizagens em acordo com o currículo desenhado em
          nossa rede, o SME Renovado é adotado para todo o segmento do Ensino Médio em 2024, com
          a entrega gradativa da solução educacional, com a finalização do material da 3ª série. Essa
          solução educacional, produzida em parceria entre a rede Marista Brasil e a editora FTD Edu-
          cação, contempla a FGB e a FIC em material impresso e digital assegurando o trabalho com
          as estruturas cognitivas superiores a partir da inovação e tecnologia com o uso da plataforma
          Iônica (ferramenta digital que apoia a aprendizagem significativa oferecendo aprofunda-
          mentos por meio de links, reportagens, vídeos, HTMLs interativos, dentre outros). É impor-
          tante salientar que a solução corresponde não somente ao livro impresso, mas também aos
          recursos digitais, que integram a coleção, sendo, portanto, indissociáveis, fazendo com que
          equipe discente e docente sejam capacitados para utilizar a plataforma Iônica tanto quanto
          para com o material físico recebidos promovendo assim a construção dos saberes.





























                            Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte  11
   6   7   8   9   10   11   12   13   14   15   16