Page 16 - Guia para implementação do Ensino Médio
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aprendizagens desse componente curricular a partir de vivências diversificadas trazidas nos
          livros, em processo de continuação e aprofundamento das realidades trabalhadas. A coleção
          é organizada de forma a intermediar uma maior compreensão intrínseca do estudante; assim,
          fomenta o autoconhecimento, a compreensão do mundo ao seu redor e promove a responsabi-
          lidade para a tomada de decisão a partir de um compromisso solidário. A fim de subsidiar e com-
          plementar as práticas do componente curricular, a Gerência Socioeducacional lançou, também,
          em 2023, o Guia do Componente Curricular Interioridade e Projeto de vida, além dos planos de
          aula e templates para impressão para o componente Interioridade e Projeto de Vida do 6º ano do
          Ensino Fundamental Anos Finais à 3ª série do Ensino Médio.


          3.2.2 Componente curricular: Processos Formativos
          Compreendendo a necessidade de construção da autonomia de nossos estudantes, em concor-
          dância com as premissas do novo Ensino Médio, apresentamos em 2023 o componente curri-
          cular Processos Formativos. Esse componente seguirá sendo parte essencial de nosso currículo
          em 2024 e, para a 3ª série, será opcional a depender da escolha da malha pela unidade (modelos
          de malhas também presentes na seção 3.5). A implantação desse componente foi acompanhada
          por momentos formativos no itinerário formativo Aceleração de Resultados e segue em acom-
          panhamento por meio de visitas técnicas e formações por unidade. O contexto desta oferta
          reitera o nosso compromisso em proporcionar aos estudantes maristas uma vivência reflexiva
          de suas dimensões cognitiva, social e para a formação integral e, assim, aprimorar o seu olhar
          cidadão, auxiliando-os nos processos de tomada de decisão que enfrentarão em suas vidas.
          A Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2018, p. 466) propõe ações para uma escola que
          acolhe as juventudes:
                      [...] prever o suporte aos jovens para que reconheçam suas potencialidades e
                      vocações, identifiquem perspectivas e possibilidades, construam aspirações e
                      metas de formação e inserção profissional presentes e/ou futuras, e desen-
                      volvam uma postura empreendedora, ética e responsável para transitar no
                      mundo do trabalho e na sociedade em geral.
          Corroborados com a BNCC (2018), Leão et. al. (2011) discorrem que a vivência escolar promove,
          no estudante, o exercício de sua inserção social, sendo esse um período crucial para o desenvol-
          vimento de suas potencialidades e do seu projeto de vida. Dessa forma, os autores remontam à
          necessária disponibilização de espaços, tempos e relações que possibilitem a experimentação
          para agregar valor nesse momento repleto de descobertas, emoções, ambivalências e conflitos
          vividos pelos jovens.
          Assim, o componente curricular Processos Formativos deve refletir os contextos nos quais os es-
          tudantes estão inseridos, valorizando a cultura local e o desenvolvimento regional na promoção
          das atividades educacionais. Assim, a proposta prevê ações pedagógicas que devem:
          •   Considerar a situação local na promoção e estruturação do componente curricular;
          •   Alinhar expectativas relativas às escolhas profissionais e à vocação dos estudantes;
          •   Promover o autoconhecimento e a metacognição a partir da compreensão e do estudo do
             desempenho estudantil obtido em nossas plataformas educacionais;



           16  Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte
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