Page 21 - Guia para implementação do Ensino Médio
P. 21
Para auxiliar os estudantes e os gestores, a PUCRS oferece múltiplas estratégias de acompa-
nhamento, seja para verificar os acessos, realização das atividades, envio das tarefas e notas de
atividades para cada módulo. São disponibilizados os acessos ao Moodle (Ambiente Virtual de
Aprendizagem) e ao Power BI via link para as unidades e responsáveis pelo acompanhamento
das eletivas.
A Gerência Socioeducacional disponibiliza no Anexo 5 a orientação para as unidades acerca de
como deve ser realizado o acompanhamento das disciplinas eletivas PUCRS.
3.3.2 Jornada EaD - 3ª série
Para manter a organização do bloco FIO e proposta de arranjo curricular com opção de eletiva
EaD para todo o segmento, informamos a Jornada EaD para a 3ª série com carga horária de 1h/a
semanal. A Jornada EaD será composta pela solução da Evolucional “Evo Jornada” já conhecida
em nossa rede: Evo NITRO. O Anexo 2 dispõe acerca do produto, configuração pedagógica,
fluxo de trabalho e ementa para o acompanhamento dos estudantes.
3.4 Organização da Formação Interdisciplinar Optativa - FIO
A organização da malha curricular se reflete na prática pedagógica em nossas unidades. Ao
compreender que os itinerários optativos são organizados metodologicamente por projetos
pedagógicos, orientamos que as unidades escolares do Marista Centro-Norte, ao estruturarem
os horários escolares, elaborem blocos de aulas contendo toda ou a maior parte da carga horária
dos itinerários optativos em um bloco mais orgânico e integrado, em horários geminados, ou
seja, aulas seguidas. Assim, as práticas que permitam o desenvolvimento de metodologias mais
dinâmicas e integradoras a partir do trabalho com projetos poderão ser realizadas de maneira
organizada e com tempo hábil a partir de um cronograma prévio.
A organização do horário escolar em blocos de horários irá proporcionar a implementação das
premissas das Matrizes Curriculares de Educação Básica do Brasil Marista e da Base Nacional
Comum Curricular, tais como a interdisciplinaridade, organização na construção e desenvol-
vimento dos projetos pedagógicos, bem como momentos avaliativos sinérgicos às premissas
das Rubricas Avaliativas. Isso ocorre porque os professores e os estudantes estarão imersos por
tempo suficiente para realizar as discussões, sínteses e produção necessárias para o desenvol-
vimento da Formação Interdisciplinar Optativa.
3.5 Malha Curricular Completa do Ensino Médio
A carga horária total da malha curricular do Ensino Médio contemplará, de maneira igualitá-
ria todos os colégios e unidades sociais, independentemente do porte da unidade, os blocos
de Formação Geral Básica, da Formação Interdisciplinar Comum e da Formação Interdis-
ciplinar Optativa. A seguir, apresentamos as Malhas Curriculares de acordo com o perfil da
unidade:
Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte 21