Page 21 - Guia para implementação do Ensino Médio
P. 21

Para auxiliar os estudantes e os gestores, a PUCRS oferece múltiplas estratégias de acompa-
          nhamento, seja para verificar os acessos, realização das atividades, envio das tarefas e notas de
          atividades para cada módulo. São disponibilizados os acessos ao Moodle (Ambiente Virtual de
          Aprendizagem) e ao Power BI via link para as unidades e responsáveis pelo acompanhamento
          das eletivas.
          A Gerência Socioeducacional disponibiliza no Anexo 5 a orientação para as unidades acerca de
          como deve ser realizado o acompanhamento das disciplinas eletivas PUCRS.

          3.3.2 Jornada EaD - 3ª série
          Para manter a organização do bloco FIO e proposta de arranjo curricular com opção de eletiva
          EaD para todo o segmento, informamos a Jornada EaD para a 3ª série com carga horária de 1h/a
          semanal. A Jornada EaD será composta pela solução da Evolucional “Evo Jornada” já conhecida
          em nossa rede: Evo NITRO. O Anexo 2 dispõe acerca do produto, configuração pedagógica,
          fluxo de trabalho e ementa para o acompanhamento dos estudantes.

          3.4 Organização da Formação Interdisciplinar Optativa - FIO
          A organização da malha curricular se reflete na prática pedagógica em nossas unidades. Ao
          compreender que os itinerários optativos são organizados metodologicamente por projetos
          pedagógicos, orientamos que as unidades escolares do Marista Centro-Norte, ao estruturarem
          os horários escolares, elaborem blocos de aulas contendo toda ou a maior parte da carga horária
          dos itinerários optativos em um bloco mais orgânico e integrado, em horários geminados, ou
          seja, aulas seguidas. Assim, as práticas que permitam o desenvolvimento de metodologias mais
          dinâmicas e integradoras a partir do trabalho com projetos poderão ser realizadas de maneira
          organizada e com tempo hábil a partir de um cronograma prévio.
          A organização do horário escolar em blocos de horários irá proporcionar a implementação das
          premissas das Matrizes Curriculares de Educação Básica do Brasil Marista e da Base Nacional
          Comum Curricular, tais como a interdisciplinaridade, organização na construção e desenvol-
          vimento dos projetos pedagógicos, bem como momentos avaliativos sinérgicos às premissas
          das Rubricas Avaliativas. Isso ocorre porque os professores e os estudantes estarão imersos por
          tempo suficiente para realizar as discussões, sínteses e produção necessárias para o desenvol-
          vimento da Formação Interdisciplinar Optativa.


          3.5 Malha Curricular Completa do Ensino Médio
          A carga horária total da malha curricular do Ensino Médio contemplará, de maneira igualitá-
          ria todos os colégios e unidades sociais, independentemente do porte da unidade, os blocos
          de Formação Geral Básica, da Formação Interdisciplinar Comum e da Formação Interdis-
          ciplinar Optativa. A seguir, apresentamos as Malhas Curriculares de acordo com o perfil da
          unidade:







                            Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte  21
   16   17   18   19   20   21   22   23   24   25   26