Page 9 - Guia para implementação do Ensino Médio
P. 9

2.  A organização curricular do novo

               Ensino Médio no Marista Centro-Norte


          O Marista Centro-Norte abrange uma realidade plural estando presente em 14 estados e no
          Distrito Federal e sendo responsável pela educação de mais de 6 mil jovens em unidades priva-
          das e sociais. Nosso projeto educativo valoriza a formação humana, a qualidade de ensino, os
          resultados acadêmicos e o incentivo ao protagonismo e à solidariedade. A missão de educar e
          evangelizar esses estudantes também é acompanhada da responsabilidade de orientar o pro-
          jeto de vida e a escolha profissional objetivando prepará-los, também, para a continuidade dos
          estudos ao longo da vida e, em especial, para o prosseguimento na educação superior.
          No Marista Centro-Norte, além do trabalho por competências (acadêmicas, tecnológicas, éti-
          co-estéticas e políticas) em sintonia com a BNCC (2018a), considera-se que estudante e profes-
          sor são os sujeitos centrais do processo educativo. Assim, exercem o “protagonismo e a autoria
          na vida pessoal e coletiva” (BRASIL, 2018a, p. 11). Nossas Matrizes Curriculares de Educação
          Básica do Brasil Marista, atualizadas em 2021, versam amplamente sobre essa premissa, tra-
          tando de aspectos relacionados às áreas do conhecimento contemplando os respectivos eixos
          estruturantes que permitem um embasamento curricular a partir da interdisciplinaridade, da
          problematização e da contextualização sócio-histórica e cultural.
          Para a reestruturação do Ensino Médio, nossa rede propõe modificações na arquitetura curricu-
          lar dessa etapa de ensino, com o objetivo de investir na qualificação da educação dos jovens e de
          atender as demandas educacionais contemporâneas.


             Art. 35-A. A Base Nacional Comum Curricular definirá direitos e objetivos de apren-
             dizagem do ensino médio, conforme diretrizes do Conselho Nacional de Educação,
             nas seguintes áreas do conhecimento:
             I - Linguagens e suas tecnologias;
             II - Matemática e suas tecnologias;
             III - Ciências da natureza e suas tecnologias;
             IV - Ciências humanas e sociais aplicadas.


          Dentre as propostas de mudança, citamos:
          •  ampliação da carga horária para 4.200 horas ao final dos três anos;
          •  cumprimento da Formação Geral Básica não superior a 1.800 horas do total da carga horá-
          ria em todo o segmento;
          •  obrigatoriedade dos componentes curriculares Língua Portuguesa e Matemática em todos
          os anos;




                            Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte  9
   4   5   6   7   8   9   10   11   12   13   14