Page 9 - Guia para implementação do Ensino Médio
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2. A organização curricular do novo
Ensino Médio no Marista Centro-Norte
O Marista Centro-Norte abrange uma realidade plural estando presente em 14 estados e no
Distrito Federal e sendo responsável pela educação de mais de 6 mil jovens em unidades priva-
das e sociais. Nosso projeto educativo valoriza a formação humana, a qualidade de ensino, os
resultados acadêmicos e o incentivo ao protagonismo e à solidariedade. A missão de educar e
evangelizar esses estudantes também é acompanhada da responsabilidade de orientar o pro-
jeto de vida e a escolha profissional objetivando prepará-los, também, para a continuidade dos
estudos ao longo da vida e, em especial, para o prosseguimento na educação superior.
No Marista Centro-Norte, além do trabalho por competências (acadêmicas, tecnológicas, éti-
co-estéticas e políticas) em sintonia com a BNCC (2018a), considera-se que estudante e profes-
sor são os sujeitos centrais do processo educativo. Assim, exercem o “protagonismo e a autoria
na vida pessoal e coletiva” (BRASIL, 2018a, p. 11). Nossas Matrizes Curriculares de Educação
Básica do Brasil Marista, atualizadas em 2021, versam amplamente sobre essa premissa, tra-
tando de aspectos relacionados às áreas do conhecimento contemplando os respectivos eixos
estruturantes que permitem um embasamento curricular a partir da interdisciplinaridade, da
problematização e da contextualização sócio-histórica e cultural.
Para a reestruturação do Ensino Médio, nossa rede propõe modificações na arquitetura curricu-
lar dessa etapa de ensino, com o objetivo de investir na qualificação da educação dos jovens e de
atender as demandas educacionais contemporâneas.
Art. 35-A. A Base Nacional Comum Curricular definirá direitos e objetivos de apren-
dizagem do ensino médio, conforme diretrizes do Conselho Nacional de Educação,
nas seguintes áreas do conhecimento:
I - Linguagens e suas tecnologias;
II - Matemática e suas tecnologias;
III - Ciências da natureza e suas tecnologias;
IV - Ciências humanas e sociais aplicadas.
Dentre as propostas de mudança, citamos:
• ampliação da carga horária para 4.200 horas ao final dos três anos;
• cumprimento da Formação Geral Básica não superior a 1.800 horas do total da carga horá-
ria em todo o segmento;
• obrigatoriedade dos componentes curriculares Língua Portuguesa e Matemática em todos
os anos;
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