Page 8 - Guia para implementação do Ensino Médio
P. 8
2021 2022 2023
• Validação pedagógica do novo • 3ª edição do Guia de Implemen- • Revisão pedagógica do arranjo
arranjo curricular pelo Grupo de tação do novo Ensino Médio no curricular para 2024 pelo Grupo
trabalho (GT) do Ensino Médio Marista Centro-Norte de Trabalho do Ensino Médio
• Lançamento do Guia de Imple- • Adoção e formação junto às • 4ª edição do Guia de Implemen-
mentação do novo Ensino Médio unidades do Sistema Marista de tação do novo Ensino Médio no
no Marista Centro-Norte 1ª e 2ª Educação (SME) - edição renova- Marista Centro-Norte
edições da para a 1ª e 2ª séries • Proposta atualizada de cargas
• Uso provisório do SE para a 1ª e • Novo componente curricular: horárias do FIO para 2024
3ª séries Processos Formativos • Foco para a 3ª série: preparatório
• Apresentação de proposta cur- ENEM e avaliações em larga
ricular configurando formação escala
geral básica, estudos integrados • Adoção do SME Renovado para
e optativos progressivos, perfa- a 3ª série
zendo 1400h anuais
• Consolidação do componente
curricular Processos Formativos
Figura 1: Cronologia da organização curricular e lançamento
do novo Ensino Médio do Marista Centro-Norte
A partir dessa caminhada, manteremos em 2024 as estruturas essenciais que regem a organi-
zação curricular do Ensino Médio. Consideramos, para essa proposta, a manutenção de nossa
arquitetura curricular com dois grandes blocos interdependentes: 1) Formação Geral Básica -
FGB, que apresenta as aprendizagens essenciais para os estudantes nessa etapa de ensino, dire-
cionada por componente curricular; 2) Itinerários Formativos, subdivididos em Itinerários de
Formação Interdisciplinar Comum – FIC, que organizam as aprendizagens de forma interdisci-
plinar e por área do conhecimento e os Itinerários de Formação Interdisciplinar Optativa - FIO,
blocos optativos nos quais o estudante tem a oportunidade de se aprofundar nas áreas do co-
nhecimento que mais dialogam com o seu projeto de vida. Para a 1ª e 2ª série, a FIO se organiza
por aprofundamento de área de conhecimento e, na 3ª série, a proposta curricular será pautada
na preparação para o ingresso dos nossos jovens na educação superior e, consequentemente,
conclusão da Educação Básica de acordo com o projeto de vida do estudante.
Em 2023 reunimos o GT do novo Ensino Médio do Marista Centro-Norte, com a mesma confi-
guração de 2021, isto é, com participação de representantes das equipes gestoras e técnicas de
nossas unidades socioeducacionais privadas e sociais, em um importante momento de diálogo
a fim de contemplar as múltiplas realidades da nossa missão. Além disso, foram ouvidos os
estudantes da Comissão Provincial das Juventudes e houve validação da proposta do rearranjo
curricular para 2024 pelo Comitê Socioeducacional e Evangelização.
A Gerência Socioeducacional deseja que a 4ª edição do Guia de Implementação do novo Ensino
Médio no Marista Centro-Norte possa contribuir para a promoção e consolidação dos valores
universais de ética, pluralidade, justiça social, liberdade, democracia e sustentabilidade para
que nossos jovens maristas desenvolvam sua autonomia e projeto de vida com foco em uma vi-
são de mundo ampla, heterogênea e capacitados a tomar decisões e a agir. Estimamos que esse
guia seja compartilhado e estudado por nossas unidades socioeducacionais em sua completude
para a organização de um ano letivo de muito sucesso e resultados de excelência em 2024.
8 Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte