Page 43 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Volume I
P. 43

clareza de que as atividades para estes estudantes devem ser, sempre que
          possível, semelhantes à dos demais estudantes no que corresponde a critérios,
          constando apenas, para casos específicos, adequações de linguagem e dos
          instrumentos.

          O mesmo cuidado deve ser tomado com o local no qual o educando
          deverá realizar as provas. Educandos que apresentem alguma necessidade
          educacional especial mencionada e/ou precisem de acompanhamento ou
          aqueles que apresentem níveis consideráveis de desatenção ou transtorno
          de ansiedade e respectivas comorbidades, poderão realizar as avaliações
          em ambientes que não a sala de aula, quando requerido em cada caso.
          Educandos cegos poderão ter acesso ao conteúdo das provas pela trans-
          crição em Braille ou mesmo pela leitura do professor que atuará como
          ledor. Educandos com baixa visão podem receber apoio por meio de lupas
          manuais ou de mesa, que podem ser suficientes às suas necessidades. Con-
          tudo, quando necessário, pode-se ampliar o tamanho da fonte das pro-
          vas para dar acessibilidade ao educando. Recomendamos que, para casos
          mais severos de Transtorno do espectro Autista e deficiência intelectual,
          seja realizado um acompanhamento pela equipe pedagógica da escola, de
          modo que os critérios de avaliação sejam direcionados aos conhecimentos
          adquiridos pelo educando.
          Por fim, enfatizamos que a avaliação deve ser vista como “uma prática
          pedagógica que tem como finalidade o diagnóstico e o acompanhamento
          contínuo e reflexivo do desenvolvimento do currículo e do processo de
          ensino-aprendizagem” (PEM, 2010. p.88). Nesse contexto, as adequações
          avaliativas referem-se à seleção de práticas e instrumentos utilizados para
          avaliar o educando, com base nos objetivos e conteúdos desenvolvidos
          em sala, porém, com o enfoque no potencial do estudante, no que ele
          foi capaz de aprender a partir das ações pedagógicas desenvolvidas
          para todos.
















           42  Diretrizes Curriculares Maristas
   38   39   40   41   42   43   44   45   46   47   48