Page 38 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Volume I
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-  Inespecíficas, porque supõem baixo grau de individualização.
                            -  Medidas comuns para situações cotidianas, não requerendo
                            atuações especiais.
                            -  Modificações pouco substanciais do currículo.
                            -  Plenamente integradas à dinâmica da aula.
                            -  Aproximadas das capacidades e objetivos previstos no currículo.
                            -  Pequenos ajustes no contexto regular, embora constituam
                            respostas individualizadas.
                            -  Respostas aos estilos individuais de aprendizagem.
                    No que concerne à avaliação, as adequações de pequeno porte podem
                    requerer a seleção de técnicas e instrumentos, não necessariamente
                    adotando critérios  diferenciados  de avaliação  ou de promoção. Desse
                    modo, pode-se utilizar sensíveis modificações no modo de apresentar as
                    atividades de avaliação, sua linguagem, bem como a introdução de técnicas
                    ou instrumentos não previstos para a maioria dos colegas, quando os
                    estudantes necessitarem de apoios, sem os quais não possam participar do
                    processo avaliativo de modo autônomo.

                    Outras possibilidades de adequação curricular podem ser oferecidas aos
                    estudantes com necessidades educacionais especiais. Quando demandar
                    apoios mais intensos e contínuos para sua aprendizagem, uma alternativa
                    é a adequação curricular individualizada, significativa ou de grande por-
                    te, cujas características estão relacionadas a seguir (GUIJARRO, 1992;
                    MANJÓN; GIL; GARRIDO, 1995; BRASIL, 2003):
                            -  Destina-se a estudantes que apresentam defasagem crescente
                            na competência acadêmica em relação aos colegas, uma vez
                            que as situações escolares convencionais não atendem às suas
                            necessidades. Ao invés disso, podem constituir fonte de fracasso,
                            tensões e inadaptações.
                            -  Representa modificações substanciais do planejamento peda-
                            gógico geral adotado para a turma, implicando modificações
                            substantivas do currículo escolar.
                            -  Seleciona objetivos de aprendizagem que permitem a cada
                            estudantes com necessidades educacionais especiais progredir
                            em relação ao seu próprio nível.




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