Page 34 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Volume I
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A partir dessa estrutura, torna-se mais evidente a importância de
aprimoramento profissional para lidar com a diversidade da sala de aula.
Não se pretende, portanto, que todos os professores sejam especialistas
em necessidade educacional especial, mas que este se envolva e torne a
pesquisa como parte do seu processo de ensino, no intuito de conhecer
as diferenças e as especificidades de seus alunos, para que o processo de
aprendizagem se efetive.
O processo de aprender se passa no Sistema Nervoso Central (SNC),
porém, este não é o único responsável pelo sucesso ou não da construção
de conhecimento. As causas da dificuldade de aprendizagem vão muito
além, deve-se atentar para a interação entre fatores familiares e escolares
advindos do próprio indivíduo, a cultura e espaço-tempo em que este se
encontra inserido.
No que se refere às escolas, devemos atentar para aspectos como as condições
das salas de aula, ações pedagógicas, capacitação, motivação e dedicação
da equipe docente que deve trabalhar em prol do desenvolvimento ple-
no de seu educando e construir vínculos entre a escola e família cada vez
mais estreitos.
A família, por sua vez, possui papel norteador no processo de desenvolvi-
mento cognitivo, devendo oferecer condições adequadas para aprendizagem,
estimulando o educando para o maior envolvimento com os estudos.
É importante observar e promover práticas alimentares saudáveis,
qualidade de sono, incentivo a rotina de estudos em ambiente adequado
para que as “atividades escolares sejam vistas dentro de um contexto usual
e não como um castigo” (ROTTA, 2006, p. 118). Além disso, o histórico
familiar, seus diferentes formatos, hábitos e costumes, influenciam direta-
mente no desempenho escolar.
Um aspecto importante a ser considerado no papel da escola inclusiva é o
processo avaliativo, desafiando modelos tradicionais e remetendo à emer-
gência de novas formas de conceber e proceder à avaliação, tendo em vista
a diversidade da população escolar. Aqui destacamos os estudantes com
necessidades educacionais especiais, público-alvo essencial deste docu-
mento de diretrizes. O processo avaliativo será tratado na seção seguinte.
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