Page 34 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Volume I
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A partir dessa estrutura, torna-se mais evidente a importância de
                    aprimoramento profissional para lidar com a diversidade da sala de aula.
                    Não se pretende, portanto, que todos os professores sejam especialistas
                    em necessidade educacional especial, mas que este se envolva e torne a
                    pesquisa como parte do seu processo de ensino, no intuito de conhecer
                    as diferenças e as especificidades de seus alunos, para que o processo de
                    aprendizagem se efetive.
                    O processo de aprender se passa no Sistema Nervoso Central (SNC),
                    porém, este não é o único responsável pelo sucesso ou não da construção
                    de conhecimento. As causas da dificuldade de aprendizagem vão muito
                    além, deve-se atentar para a interação entre fatores familiares e escolares
                    advindos do próprio indivíduo, a cultura e espaço-tempo em que este se
                    encontra inserido.
                    No que se refere às escolas, devemos atentar para aspectos como as condições
                    das salas de aula, ações pedagógicas, capacitação, motivação e dedicação
                    da equipe docente que deve trabalhar em prol do desenvolvimento ple-
                    no de seu educando e construir vínculos entre a escola e família cada vez
                    mais estreitos.
                    A família, por sua vez, possui papel norteador no processo de desenvolvi-
                    mento cognitivo, devendo oferecer condições adequadas para aprendizagem,
                    estimulando o educando para o maior envolvimento com os estudos.
                    É importante observar e promover práticas alimentares saudáveis,
                    qualidade de sono, incentivo a rotina de estudos em ambiente adequado
                    para que as “atividades escolares sejam vistas dentro de um contexto usual
                    e não como um castigo” (ROTTA, 2006, p. 118). Além disso, o histórico
                    familiar, seus diferentes formatos, hábitos e costumes, influenciam direta-
                    mente no desempenho escolar.
                    Um aspecto importante a ser considerado no papel da escola inclusiva é o
                    processo avaliativo, desafiando modelos tradicionais e remetendo à emer-
                    gência de novas formas de conceber e proceder à avaliação, tendo em vista
                    a diversidade da população escolar. Aqui destacamos os estudantes com
                    necessidades educacionais especiais, público-alvo essencial deste docu-
                    mento de diretrizes. O processo avaliativo será tratado na seção seguinte.









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