Page 32 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Volume I
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no sentido de estabelecer um tipo de política sem exceção, requisitando
                    a participação em tempo integral na classe comum apropriada à idade,
                    para todos os estudantes” (MENDES, 2006, p. 393). Posicionamo-nos
                    enquanto escola inclusiva que atende aos estudantes com necessidades
                    educacionais especiais, mas que compreende a importância de oportu-
                    nidades de aprendizagens em outros ambientes educacionais, além do
                    contexto das classes comuns de educação regular, principalmente em
                    casos de necessidades especiais que requeiram apoios intensos e contínuos
                    e/ou pervasivos, devido ao nível de gravidade de seus impedimentos.
                    Admitimos e recomendamos para esses casos a possibilidade de serviços
                    de suporte para complementação da aprendizagem e, se for o caso, em
                    ambientes diferenciados de aprendizagem que não, exclusivamente, o
                    espaço do colégio. Compreendemos, assim, que nesses casos, as famílias
                    possam buscar alternativas, além do espaço da escola, para compor a
                    formação integral do estudante, com acompanhamento de uma equipe
                    multiprofissional. Ressalta-se que no que compete às questões pedagógicas
                    no processo de ensino-aprendizagem, dentro do contexto da escola regular,
                    ficará a cargo da unidade escolar estabelecer as adequações e estratégias
                    que contribuam para a melhor aprendizagem e desenvolvimento do
                    educando.
                    A concepção Marista, enquanto escola que inclui, propende a tornar
                    a escola um ambiente onde o educando tenha condições de desenvolver
                    suas potencialidades, além das diferenças. Nesse contexto, seguimos de
                    acordo com a Missão Marista, de respeitar e acolher as diversidades,
                    compreendendo os desafios que representam.
                    No que corresponde ao educador, Ramos (2010) enfatiza que este
                    precisa estar preparado para lidar com as necessidades educacionais
                    especiais, cumprindo sua função de promover o desenvolvimento de seus
                    educandos, para isso, precisa ter conhecimento sobre os processos que
                    envolvem a relação ensino-aprendizagem e buscar novas práticas
                    pedagógicas que vão além do conteúdo específico, no intuito de atender
                    às novas demandas do contexto escolar.
                    É preciso ter um olhar cuidadoso aos estudantes que não apresentam
                    necessidades específicas, no entanto manifestam dificuldades para
                    adaptar-se a algumas práticas de sala de aula, tais como aulas demasia-
                    damente expositivas e modelos de trabalhos e atividades repetitivos sem




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