Page 32 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Volume I
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no sentido de estabelecer um tipo de política sem exceção, requisitando
a participação em tempo integral na classe comum apropriada à idade,
para todos os estudantes” (MENDES, 2006, p. 393). Posicionamo-nos
enquanto escola inclusiva que atende aos estudantes com necessidades
educacionais especiais, mas que compreende a importância de oportu-
nidades de aprendizagens em outros ambientes educacionais, além do
contexto das classes comuns de educação regular, principalmente em
casos de necessidades especiais que requeiram apoios intensos e contínuos
e/ou pervasivos, devido ao nível de gravidade de seus impedimentos.
Admitimos e recomendamos para esses casos a possibilidade de serviços
de suporte para complementação da aprendizagem e, se for o caso, em
ambientes diferenciados de aprendizagem que não, exclusivamente, o
espaço do colégio. Compreendemos, assim, que nesses casos, as famílias
possam buscar alternativas, além do espaço da escola, para compor a
formação integral do estudante, com acompanhamento de uma equipe
multiprofissional. Ressalta-se que no que compete às questões pedagógicas
no processo de ensino-aprendizagem, dentro do contexto da escola regular,
ficará a cargo da unidade escolar estabelecer as adequações e estratégias
que contribuam para a melhor aprendizagem e desenvolvimento do
educando.
A concepção Marista, enquanto escola que inclui, propende a tornar
a escola um ambiente onde o educando tenha condições de desenvolver
suas potencialidades, além das diferenças. Nesse contexto, seguimos de
acordo com a Missão Marista, de respeitar e acolher as diversidades,
compreendendo os desafios que representam.
No que corresponde ao educador, Ramos (2010) enfatiza que este
precisa estar preparado para lidar com as necessidades educacionais
especiais, cumprindo sua função de promover o desenvolvimento de seus
educandos, para isso, precisa ter conhecimento sobre os processos que
envolvem a relação ensino-aprendizagem e buscar novas práticas
pedagógicas que vão além do conteúdo específico, no intuito de atender
às novas demandas do contexto escolar.
É preciso ter um olhar cuidadoso aos estudantes que não apresentam
necessidades específicas, no entanto manifestam dificuldades para
adaptar-se a algumas práticas de sala de aula, tais como aulas demasia-
damente expositivas e modelos de trabalhos e atividades repetitivos sem
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