Page 31 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Volume I
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A expressão alunos ou crianças “excepcionais”, adotada historicamente
por muitos anos, foi substituída por necessidades educacionais especiais e
ratificada na Declaração de Salamanca de 1994 (BRASIL, 1994a).
A expressão inicial, além de sua ambiguidade, foi substituída visando a
atenuação dos efeitos negativos de seu significado no contexto educacional
ao se referir a alunos com altas habilidades ou com deficiências.
De acordo com González (2002), o termo necessidades educacionais
especiais é uma expressão utilizada para
[...] incluir não só os sujeitos que têm deficiências
físicas, sensoriais ou psíquicas, como também
os que apresentam dificuldades na aquisição de
aprendizagens, devido a problemas de maturidade,
a sua procedência de ambientes com privações
socioculturais, ou como consequência de
intervenções metodológicas inadequadas na
própria escola. (p.113)
O termo necessidades educacionais especiais pode ser utilizado para referir-se
a educandos cujas necessidades procedem de elevada capacidade ou de
dificuldades para aprender, não sendo, portanto, apenas vinculado às
deficiências e sim, às necessidades de aprendizagem que requerem respostas
educacionais específicas e adequadas.
Com o conceito de necessidades educacionais especiais, a educação
inclusiva toma uma proporção mais abrangente, que não está relacio-
nada apenas ao atendimento de deficiências no ambiente escolar, mas a
todos os estudantes que apresentem alguma necessidade específica para
aquisição da aprendizagem, seja por fatores extrínsecos ou intrínsecos
ao educando.
De acordo com Macedo (2005), caberá à escola e aos educadores, agir no
sentido de promover a inclusão e prevenir a exclusão, assim como realizar
adequações curriculares no intuito de promover efetiva aprendizagem não
só aos educandos com necessidades educacionais especiais, mas também
aqueles que não apresentam uma necessidade específica, contudo,
precisam de práticas diferenciadas para aperfeiçoar o processo aquisição
do conhecimento.
Cabe ressaltar que, enquanto Colégio Marista, não nos posicionaremos
como uma escola de inclusão total que se configura “de forma mais radical,
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