Page 40 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Volume I
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No intuito de contribuir para melhor acompanhamento do processo de
                    aprendizagem, o educador poderá fazer o registro diário e/ou semanal do
                    desenvolvimento do educando por meio de fichas ou portfólio. Todos os
                    registros devem ser mantidos durante o percurso acadêmico do educando
                    na escola de modo que os educadores dos anos seguintes consigam mapear
                    as necessidades do educando e prosseguir com atividades que potencia-
                    lizem o seu desenvolvimento. Nesse sentido, alguns instrumentos alter-
                    nativos podem ser utilizados para avaliar a aprendizagem de modo mais
                    dinâmico, como os registros e anotações diárias do docente (portifólios
                    e diários de classe), que darão uma dimensão do cotidiano de ensino
                    -aprendizagem.
                    Em casos específicos, em que o educador julgar mais oportuno, a avalia-
                    ção pode ser realizada por meio de relatórios de acompanhamento reali-
                    zados ao longo do ano e que ao final poderão ser comparados para uma
                    avaliação dos avanços observados. Provas e testes também podem e devem
                    ser utilizados com objetivo de analisar os sucessos ou as dificuldades
                    escolares, porém os critérios de análise precisam estar de acordo com as
                    peculiaridades de cada educando, de modo que de fato atenda a avaliação
                    de seu progresso. O Projeto Educativo Brasil Marista (2010) enfatiza as
                    múltiplas possibilidades de avaliação quando retrata que
                                          [...] dentre as estratégias e instrumentos, destacamos
                                          a autoavaliação docente e discente, as pautas de
                                          observação, portfólios, relatórios, chave de leitura,
                                          construção de protótipos e modelos, provas,
                                          testes, produção em múltiplas linguagens (vídeos,
                                          textos orais, escritos, visuais, digitais, etc.) e
                                          exercícios. (PEM, 2010, p.89)
                    O processo ideal de avaliação no contexto da inclusão é o qual o percurso
                    do estudante seja avaliado como um todo e se baseie na evolução de suas
                    competências, habilidades e conhecimentos (PERRENOUD, 1999).
                    Devendo ainda, ser valorizado o progresso do educando, enquanto orga-
                    nização de estudo, tratamento das informações e interação social. A avaliação
                    deve ser dinâmica, contínua, mapeando os avanços e retrocessos, bem
                    como os progressos e as dificuldades de todos os educandos.








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