Page 254 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 254
Apresentação do projeto
Questão orientadora: quais são os animais
Título do projeto: “The animals around us”. que aprendemos no Programa Bilíngue na
Educação Infantil?
Unidade Marista/Ano curricular: Marista – Ma-
ceio – Todas as turmas do Programa Bilíngue na Duração: 4 aulas (60 minutos).
Educação Infantil (2021)
Produto final: apresentação para as outras
Propósito: fazer com que os alunos relembrem, turmas do que descobriram e vivenciaram
relacionem e vivenciem as diferentes unidades sobre os animais, usando como recursos vi-
sobre pets, wild e farm animals apresentadas na suais fotos dos próprios pets, máscaras de
coleção didática Super Safari. animais selvagens, de fazenda e dos perso-
nagens da coleção didática.
Recursos: sala de multimídia, sala de artes, vídeos, músicas, tintas, template de máscaras de ani-
mais e máscaras dos personagens da coleção didática, fotos de acervos pessoais dos animais das
famílias.
Referências:
Livros didáticos Super Safari 1, Super Safari 2, Super Safari 3 (incluindo as máscaras dos perso-
nagens).
Template de máscara de animais: https://www.firstpalette.com/craft/printable-animal-masks.
html
Animals habitats: https://www.youtube.com/watch?v=dxLLJVgOr7A
Songs: https://www.youtube.com/watch?v=_6HzoUcx3eo, https://www.youtube.com/watch?-
v=pWepfJ-8XU0
Provocações iniciais
Provocações: como vivem os animais em seus diferentes habitats? Qual é a importância dos
animais em nossas vidas? De quais maneiras os seres humanos podem respeitar e proteger os
animais?
Aspectos curriculares
Objetivos de aprendizagem: praticar situações Aspectos multiculturais: apresentar animais
de pesquisa e investigação sobre animais selva- que podem ser encontrados na cidade onde
gens e domésticos, trazendo fotos e informações as crianças vivem (pets), outros encontrados
sobre eles. Formular perguntas e questionamen- nos interiores (farm animals) e alguns em
tos sobre o ambiente à sua volta e as situações outros países (tigers, rhino, elephants, por
do cotidiano. exemplo).
254 Diretrizes do Programa Marista Bilíngue