Page 254 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 254

Apresentação do projeto
                                             Questão orientadora: quais são os animais
           Título do projeto: “The animals around us”.  que aprendemos no Programa Bilíngue na
                                             Educação Infantil?
           Unidade Marista/Ano curricular: Marista – Ma-
           ceio – Todas as turmas do Programa Bilíngue na   Duração: 4 aulas (60 minutos).
           Educação Infantil (2021)
                                             Produto final: apresentação para as  outras
           Propósito: fazer com que os alunos relembrem,   turmas  do  que  descobriram  e  vivenciaram
           relacionem e vivenciem as diferentes unidades   sobre os animais, usando como recursos vi-
           sobre pets, wild e farm animals apresentadas na   suais fotos dos próprios pets, máscaras de
           coleção didática Super Safari.    animais selvagens, de fazenda e dos perso-
                                             nagens da coleção didática.
           Recursos: sala de multimídia, sala de artes, vídeos, músicas, tintas, template de máscaras de ani-
           mais e máscaras dos personagens da coleção didática, fotos de acervos pessoais dos animais das
           famílias.
           Referências:
           Livros didáticos Super Safari 1, Super Safari 2, Super Safari 3 (incluindo as máscaras dos perso-
           nagens).
           Template de máscara de animais: https://www.firstpalette.com/craft/printable-animal-masks.
           html
           Animals habitats: https://www.youtube.com/watch?v=dxLLJVgOr7A
           Songs: https://www.youtube.com/watch?v=_6HzoUcx3eo, https://www.youtube.com/watch?-
           v=pWepfJ-8XU0
                                    Provocações iniciais
           Provocações: como vivem os animais em seus diferentes  habitats? Qual  é a importância dos
           animais em nossas vidas? De quais maneiras os seres humanos podem respeitar e proteger os
           animais?

                                    Aspectos curriculares
           Objetivos de aprendizagem: praticar situações   Aspectos multiculturais: apresentar animais
           de pesquisa e investigação sobre animais selva-  que podem ser encontrados na cidade onde
           gens e domésticos, trazendo fotos e informações   as crianças vivem (pets), outros encontrados
           sobre eles. Formular perguntas e questionamen-  nos interiores (farm animals) e alguns em
           tos sobre o ambiente à sua volta e as situações   outros países (tigers, rhino, elephants, por
           do cotidiano.                     exemplo).






          254  Diretrizes do Programa Marista Bilíngue
   249   250   251   252   253   254   255   256   257   258   259