Page 208 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
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Aprender a ler e escrever é uma das maiores conquistas que podemos obter
          na vida. Assegurar que as crianças alcancem suas potencialidades como lei-
          tores e escritores é uma das principais responsabilidades dos educadores. Em
          nosso ambiente escolar podemos estimular as crianças a desenvolver suas
          habilidades leitoras em língua inglesa ainda na educação infantil (early lite-
          racy skills). Conforme as crianças aprendem a ler é importante que elas sejam
          expostas a ambientes letrados como meio de estimulá-las a compreenderem
          as funções das letras e das palavras.  O detalhamento sobre estratégias de
          preparar um ambiente rico em letramento foram apresentados no capítulo
          2.3 Ambientação bilíngue.


          4.3. Abordagem metodológica para o desenvolvimento da ha-
          bilidade leitora no Programa Marista Bilíngue
          A habilidade leitora de língua inglesa no Programa será desenvolvida com
          mais ênfase a partir do segundo semestre do 1º ano e no 2ª EFAI, quando os
          alunos já apresentam domínio sobre as habilidades de leitura e escrita na
          língua-mãe.

          As atividades de leitura devem ser conduzidas pelo professor, que realizará
          a leitura em voz alta (Read Aloud) e incentivará a escuta atenta dos alunos
          como parte do processo de aquisição da habilidade. Dessa forma as crianças
          são expostas a diferentes tipos de textos e têm o docente como role model de
          leitura e pronúncia de símbolos grafofônicos.
          A princípio o aluno não tem conhecimento da relação fonética que cada letra
          representa em inglês, portanto erros serão comuns e fazem parte do processo
          de aprendizagem. O docente deve instigar o aluno a desenvolver a consciên-
          cia fonológica. Naturalmente, através da prática contínua de leitura, o aluno
          desenvolverá a consciência de que as letras em inglês têm sons diferentes do
          aprendido na língua materna e aprenderá a decodificar as palavras do texto
          de acordo com seu acervo linguístico (Shared Reading).
          Essa consciência pode ser trabalhada não só nos momentos de leitura textual,
          mas também por meio de músicas relacionadas ao vocabulário apresentado
          nas unidades do material didático e através de jogos físicos ou virtuais.


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