Page 211 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 211
Estágios de desenvolvimento da habilidade escritora:
Modeled Writing: docente é a referência de produção textual dos alunos e é o
docente quem faz a produção textual no quadro para que os alunos acompa-
nhem no livro. Nesse estágio a maioria dos alunos não possui autonomia de
linguagem para produzir um texto de forma mais independente.
Shared Writing: docente auxilia os alunos a desenvolverem suas próprias ten-
tativas de escrita na segunda língua. É possível observar uma mistura das es-
truturas de ambas as línguas (code switching).
Guided Writing: em grupos menores o docente oportuniza produção textual
tendo o foco na observação da produção espontânea e da relação grafofônica.
Independent Writing: os estudantes praticam a produção textual de forma
mais independente fazendo uso de diferentes gêneros. Materiais extralivro
Escrita espontânea (nada foi escrito no quadro pela professora) de uma estudante do 1º ano do Ensino Fundamental em setembro de 2019.
Diretrizes do Programa Marista Bilíngue 211 4ª Edição 211