Page 211 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 211

Estágios de desenvolvimento da habilidade escritora:

          Modeled Writing: docente é a referência de produção textual dos alunos e é o
          docente quem faz a produção textual no quadro para que os alunos acompa-
          nhem no livro. Nesse estágio a maioria dos alunos não possui autonomia de
          linguagem para produzir um texto de forma mais independente.

          Shared Writing: docente auxilia os alunos a desenvolverem suas próprias ten-
          tativas de escrita na segunda língua. É possível observar uma mistura das es-
          truturas de ambas as línguas (code switching).

          Guided Writing: em grupos menores o docente oportuniza produção textual
          tendo o foco na observação da produção espontânea e da relação grafofônica.

          Independent  Writing: os estudantes praticam a produção textual de forma
          mais independente fazendo uso de diferentes gêneros. Materiais extralivro



































      Escrita espontânea (nada foi escrito no quadro pela professora) de uma estudante do 1º ano do Ensino Fundamental em setembro de 2019.



 Diretrizes do Programa Marista Bilíngue  211                     4ª Edição 211
   206   207   208   209   210   211   212   213   214   215   216