Page 207 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 207

O professor, ao iniciar um assunto, explora com os alunos o que eles já sabem
          e alista na tabela K a seguir as curiosidades ou dúvidas advindas dos alunos
          (Want to know) e após o tempo de estudos, o que eles aprenderam (Learned).
          Ainda, é possível checar se as hipóteses levantadas como algo que os alunos
          “supostamente” sabiam sobre o assunto são verdadeiras. A tabela deve ser
          usada até todo o assunto levantado ser explorado. Além de ajudar o professor
          a organizar a discussão, e até mesmo a repensar seu planejamento, a KWL
          chart também é um excelente recurso de apoio à escrita.
          Outras tabelas de assuntos diversos podem estar espalhadas pela sala como
          apoio à escrita e à leitura. Como por exemplo, vocabulários, estruturas gra-
          maticais, entre outras.


          4.2 A importância da exposição das palavras escritas no Pro-

          grama Bilíngue Marista
          O ambiente social da sala de aula inclui as relações humanas e interações en-
          tre alunos e professores. Interações como contar histórias, cantar, fazer uso
          de jogos e falar sobre situações ocorridas no cotidiano escolar também fazem
          parte da early literacy. Sabemos que as crianças aprendem melhor através do
          brincar, sendo essa uma boa oportunidade para usarem a língua inglesa fala-
          da e escrita. Estando engajadas, cooperando e dividindo umas com as outras,
          as crianças sentem necessidade de usar a língua falada e escrita.

          As crianças podem aprender a língua inglesa tanto em situações de aprendi-
          zagem formal quanto em momentos informais em sala de aula. Um ambiente
          rico em literacy também deve promover situações de interações e aprendiza-
          gens significativas no mundo letrado através de diferentes tipos de aborda-
          gens e materiais que proporcionarão diferentes formas de comunicação pelas
          crianças.









 Diretrizes do Programa Marista Bilíngue  207                     4ª Edição 207
   202   203   204   205   206   207   208   209   210   211   212