Page 207 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
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O professor, ao iniciar um assunto, explora com os alunos o que eles já sabem
e alista na tabela K a seguir as curiosidades ou dúvidas advindas dos alunos
(Want to know) e após o tempo de estudos, o que eles aprenderam (Learned).
Ainda, é possível checar se as hipóteses levantadas como algo que os alunos
“supostamente” sabiam sobre o assunto são verdadeiras. A tabela deve ser
usada até todo o assunto levantado ser explorado. Além de ajudar o professor
a organizar a discussão, e até mesmo a repensar seu planejamento, a KWL
chart também é um excelente recurso de apoio à escrita.
Outras tabelas de assuntos diversos podem estar espalhadas pela sala como
apoio à escrita e à leitura. Como por exemplo, vocabulários, estruturas gra-
maticais, entre outras.
4.2 A importância da exposição das palavras escritas no Pro-
grama Bilíngue Marista
O ambiente social da sala de aula inclui as relações humanas e interações en-
tre alunos e professores. Interações como contar histórias, cantar, fazer uso
de jogos e falar sobre situações ocorridas no cotidiano escolar também fazem
parte da early literacy. Sabemos que as crianças aprendem melhor através do
brincar, sendo essa uma boa oportunidade para usarem a língua inglesa fala-
da e escrita. Estando engajadas, cooperando e dividindo umas com as outras,
as crianças sentem necessidade de usar a língua falada e escrita.
As crianças podem aprender a língua inglesa tanto em situações de aprendi-
zagem formal quanto em momentos informais em sala de aula. Um ambiente
rico em literacy também deve promover situações de interações e aprendiza-
gens significativas no mundo letrado através de diferentes tipos de aborda-
gens e materiais que proporcionarão diferentes formas de comunicação pelas
crianças.
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