Page 210 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 210

4.4 Abordagem metodológica para o desenvolvimento da ha-
          bilidade escritora no Programa Marista Bilíngue
          A habilidade escritora dentro do Programa Bilíngue será desenvolvida com
          mais ênfase também nos mesmos anos: primeiro e segundo anos do Ensino
          Fundamental – Anos Iniciais. As atividades de produção escrita em língua
          inglesa inicialmente devem ser Modeled Writing com o docente escrevendo os
          modelos de estruturas de palavras no quadro para a produção escrita em gru-
          po único pelos alunos no material didático. Gradualmente os alunos avançam
          para o estágio Shared Writing com o docente mediando-os a desenvolverem
          suas próprias tentativas de escrita de forma mais espontânea.
          No Guided Writing os alunos desenvolvem a habilidade escritora trabalhando
          em pequenos grupos. O docente tem o foco na observação da produção de
          escrita espontânea por parte dos alunos (como eles decodificam a relação
          grafofônica, como representam por grafemas os fonemas da segunda língua,
          de modo que eles desenvolvam sua autoconfiança na produção textual).  O
          docente deve permitir que os erros sejam cometidos e deve encorajar os alu-
          nos à construção crítica-reflexiva da prática escrita, instigando-os a se ques-
          tionarem onde estão errando e por quê.  Para corrigir os erros no quadro e no
          material didático, o docente não deverá apagar a palavra, mas sim escrever
          o modo correto ao lado da palavra, em caixa alta, para que os alunos possam
          refletir sobre o que foi produzido por eles.
          Consequentemente os alunos avançam para o estágio de Independent Writing,
          no qual conseguem desenvolver a produção escrita de forma mais indepen-
          dente fazendo uso de diferentes gêneros de produção textuais, que devem
          ser trabalhados e incentivados pelo docente (booklets sobre si mesmos, seus
          próprios HQs, pequena produção textual significativa sobre seu contexto e
          visão de mundo, fanfic de estórias conhecidas por eles, entre outros).



          Uma sociedade global — cada vez mais digital, conectada e em constante
          mudança — exige que nosso projeto educativo para uma formação integral




          210  Diretrizes do Programa Marista Bilíngue
   205   206   207   208   209   210   211   212   213   214   215