Page 210 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
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4.4 Abordagem metodológica para o desenvolvimento da ha-
bilidade escritora no Programa Marista Bilíngue
A habilidade escritora dentro do Programa Bilíngue será desenvolvida com
mais ênfase também nos mesmos anos: primeiro e segundo anos do Ensino
Fundamental – Anos Iniciais. As atividades de produção escrita em língua
inglesa inicialmente devem ser Modeled Writing com o docente escrevendo os
modelos de estruturas de palavras no quadro para a produção escrita em gru-
po único pelos alunos no material didático. Gradualmente os alunos avançam
para o estágio Shared Writing com o docente mediando-os a desenvolverem
suas próprias tentativas de escrita de forma mais espontânea.
No Guided Writing os alunos desenvolvem a habilidade escritora trabalhando
em pequenos grupos. O docente tem o foco na observação da produção de
escrita espontânea por parte dos alunos (como eles decodificam a relação
grafofônica, como representam por grafemas os fonemas da segunda língua,
de modo que eles desenvolvam sua autoconfiança na produção textual). O
docente deve permitir que os erros sejam cometidos e deve encorajar os alu-
nos à construção crítica-reflexiva da prática escrita, instigando-os a se ques-
tionarem onde estão errando e por quê. Para corrigir os erros no quadro e no
material didático, o docente não deverá apagar a palavra, mas sim escrever
o modo correto ao lado da palavra, em caixa alta, para que os alunos possam
refletir sobre o que foi produzido por eles.
Consequentemente os alunos avançam para o estágio de Independent Writing,
no qual conseguem desenvolver a produção escrita de forma mais indepen-
dente fazendo uso de diferentes gêneros de produção textuais, que devem
ser trabalhados e incentivados pelo docente (booklets sobre si mesmos, seus
próprios HQs, pequena produção textual significativa sobre seu contexto e
visão de mundo, fanfic de estórias conhecidas por eles, entre outros).
Uma sociedade global — cada vez mais digital, conectada e em constante
mudança — exige que nosso projeto educativo para uma formação integral
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