Page 209 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 209
A leitura conduzida pelo professor, a decodificação, bem como a discussão e
argumentação sobre o texto serão realizadas coletivamente com todo o gru-
po de alunos (Shared Reading). Gradualmente, conforme os alunos apresen-
tam mais domínio da habilidade leitora, esse processo se realizará em grupos
menores (Guided Reading). Essa etapa é importante para o desenvolvimento
do processo de autonomia leitora. O docente modela a leitura do texto, evi-
denciando com clareza pronúncias e estratégias de leitura para em seguinte
oportunizar aos alunos a realizar o mesmo.
Conforme essa habilidade é dominada pelos alunos, gradualmente eles avan-
çarão para o estágio de leitura individual/autônoma (Independent Reading),
momento importante que é quando a criança realiza a leitura de forma es-
pontânea, sentindo-se segura e confortável durante a execução da atividade.
As observações e inferências metalinguísticas (“no português é assim, no in-
glês é diferente”) dos alunos devem ser estimuladas e encorajadas, pois essa é
uma das vantagens cognitivas do bilinguismo.
Estágios de desenvolvimento da habilidade leitora:
Read aloud Reading: docente lê para os estudantes como referência de fluên-
cia de leitura, promovendo o interesse pela leitura na segunda língua.
Shared Reading: docente lê com os estudantes, incentivando-os a participa-
rem da leitura. O foco desse estágio é a decodificação das palavras e a com-
preensão gradual do texto.
Guided Reading: teacher cria oportunidades para que os estudantes interajam
lendo o texto em grupos menores e heterogêneos, de modo que o aluno de-
senvolva sua capacidade de compreensão, autonomia e autoconfiança em um
processo de scaffolding para o estágio seguinte.
Independent Reading: os estudantes praticam a leitura independente com o
professor, oportunizando a leitura de gêneros textuais diferentes.
Diretrizes do Programa Marista Bilíngue 209 4ª Edição 209