Page 209 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 209

A leitura conduzida pelo professor, a decodificação, bem como a discussão e
          argumentação sobre o texto serão realizadas coletivamente com todo o gru-
          po de alunos (Shared Reading). Gradualmente, conforme os alunos apresen-
          tam mais domínio da habilidade leitora, esse processo se realizará em grupos
          menores (Guided Reading). Essa etapa é importante para o desenvolvimento
          do processo de autonomia leitora. O docente modela a leitura do texto, evi-
          denciando com clareza pronúncias e estratégias de leitura para em seguinte
          oportunizar aos alunos a realizar o mesmo.
          Conforme essa habilidade é dominada pelos alunos, gradualmente eles avan-
          çarão para o estágio de leitura individual/autônoma (Independent Reading),
          momento importante que é quando a criança realiza a leitura de forma es-
          pontânea, sentindo-se segura e confortável durante a execução da atividade.
          As observações e inferências metalinguísticas (“no português é assim, no in-
          glês é diferente”) dos alunos devem ser estimuladas e encorajadas, pois essa é
          uma das vantagens cognitivas do bilinguismo.








          Estágios de desenvolvimento da habilidade leitora:

          Read aloud Reading: docente lê para os estudantes como referência de fluên-
          cia de leitura, promovendo o interesse pela leitura na segunda língua.

          Shared Reading: docente lê com os estudantes, incentivando-os a participa-
          rem da leitura. O foco desse estágio é a decodificação das palavras e a com-
          preensão gradual do texto.

          Guided Reading: teacher cria oportunidades para que os estudantes interajam
          lendo o texto em grupos menores e heterogêneos, de modo que o aluno de-
          senvolva sua capacidade de compreensão, autonomia e autoconfiança em um
          processo de scaffolding para o estágio seguinte.
          Independent Reading: os estudantes praticam a leitura independente com o
          professor, oportunizando a leitura de gêneros textuais diferentes.




 Diretrizes do Programa Marista Bilíngue  209                     4ª Edição 209
   204   205   206   207   208   209   210   211   212   213   214