Page 203 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
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Para a construção do saber relacionado ao tema, caberá ao educador a in-
vestigação e o diálogo frequente com o regente da turma, visando conhecer
as práticas e intencionalidades de letramento por trás das atividades suge-
ridas. Ainda, será necessário tecer articulações entre as matrizes e diretri-
zes curriculares, observar os componentes, as habilidades e os campos de
experiências da BNCC. A partir da apropriação desses saberes, o educador
terá mais facilidade na elaboração dos planejamentos e projetos. O diálogo
e o planejamento compartilhado passam a fazer parte da rotina dos que ela-
boram experiências de aprendizados partilhadas. Tal contexto demandará a
formação continuada constante do educador bilíngue.
Neste sentido, compreende-se que Letramento não é ensino solto de pa-
lavras, pelo contrário, concentra-se nos assuntos que são relevantes para
o mundo da criança, nas palavras que emergem do mundo infantil. A par-
tir dessa sensibilização, os assuntos e temas são trabalhados no sentido de
promover questionamentos que envolvam competências globais multicul-
turais, com vistas à promoção da justiça social e criticidade.
Dentre os possíveis exemplos vividos em sala de aula, selecionamos aqui o
trabalho com as partes da casa, tema tão comum nos contextos de ensino
de língua inglesa. A maioria dos livros traz os vocábulos associados a ima-
gens de casas e cômodos. A seguir são apresentadas atividades de aquisi-
ção de vocabulário. Observe que a palavra vem solta, sem um propósito de
letramento crítico. No Programa Bilíngue, caberá ao professor trazer um
tom cultural às atividades. As casas geralmente não revelam a realidade da
criança, não trazem questionamentos que comparem as diversas realidades
de moradias pelo mundo. No caso desta lição, sugere-se um projeto a res-
peito das casas no mundo, sua localização, o material de que são feitas, as
diferenças, as curiosidades. A depender da idade da criança, ainda poderão
ser discutidas questões de desigualdades sociais. Essas são algumas suges-
tões dentre tantas outras atividades que podem ser elencadas a partir do
tema. Neste sentido, o conhecimento foi deslocado do lugar comum, as pa-
lavras ganham sentido no mundo, são contextualizadas, começando pelas
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