Page 203 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
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Para a construção do saber relacionado ao tema, caberá ao educador a in-
          vestigação e o diálogo frequente com o regente da turma, visando conhecer
          as práticas e intencionalidades de letramento por trás das atividades suge-
          ridas. Ainda, será necessário tecer articulações entre as matrizes e diretri-
          zes curriculares, observar os componentes, as habilidades e os campos de
          experiências da BNCC. A partir da apropriação desses saberes, o educador
          terá mais facilidade na elaboração dos planejamentos e projetos. O diálogo
          e o planejamento compartilhado passam a fazer parte da rotina dos que ela-
          boram experiências de aprendizados partilhadas. Tal contexto demandará a
          formação continuada constante do educador bilíngue.

          Neste sentido, compreende-se que Letramento não é ensino solto de pa-
          lavras, pelo contrário, concentra-se nos assuntos que são relevantes para
          o mundo da criança, nas palavras que emergem do mundo infantil. A par-
          tir dessa sensibilização, os assuntos e temas são trabalhados no sentido de
          promover questionamentos que envolvam competências globais multicul-
          turais, com vistas à promoção da justiça social e criticidade.

          Dentre os possíveis exemplos vividos em sala de aula, selecionamos aqui o
          trabalho com as partes da casa, tema tão comum nos contextos de ensino
          de língua inglesa. A maioria dos livros traz os vocábulos associados a ima-
          gens de casas e cômodos. A seguir são apresentadas atividades de aquisi-
          ção de vocabulário. Observe que a palavra vem solta, sem um propósito de
          letramento crítico. No Programa Bilíngue, caberá ao professor trazer um
          tom cultural às atividades. As casas geralmente não revelam a realidade da
          criança, não trazem questionamentos que comparem as diversas realidades
          de moradias pelo mundo. No caso desta lição, sugere-se um projeto a res-
          peito das casas no mundo, sua localização, o material de que são feitas, as
          diferenças, as curiosidades. A depender da idade da criança, ainda poderão
          ser discutidas questões de desigualdades sociais. Essas são algumas suges-
          tões dentre tantas outras atividades que podem ser elencadas a partir do
          tema. Neste sentido, o conhecimento foi deslocado do lugar comum, as pa-
          lavras ganham sentido no mundo, são contextualizadas, começando pelas






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