Page 201 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
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As competências do século XXI preconizam o protagonismo e a leitura crí-
tica do mundo no aporte das múltiplas semioses, dos multiletramentos e
trabalhos colaborativos. As interfaces da abordagem metodológica CLIL,
em diálogo com as Metodologias Ativas, configuram um local para além da
sala de aula tradicional. O papel do educador bilíngue centraliza e apoia o
estudante nos projetos dialógicos dos processos de ensino-aprendizagem.
Em relação à intencionalidade e ao letramento entre Línguas, lembramos
que as práticas sociais que envolvem a leitura e escrita carregam em si a
dimensão do conhecimento e, automaticamente, os privilégios advindos
deste. Nos valores maristas – permeados pelo respeito ao desenvolvimento
humano, que visa à emancipação e à empatia pelo outro e pela diversidade,
a exposição aos conhecimentos advindos dos letramentos deve gerar e am-
pliar as possibilidades de práticas sociais promotoras do bem comum. Dessa
forma, o educador é promotor de conhecimento cuja finalidade é agregar
valores universais que mobilizam ações solidárias e geradoras da igualdade
social e tolerância em meio à diversidade e à ética. O poder gerado pelo co-
nhecimento e pelo acesso a mais línguas deve pautar-se pela construção de
valores universais que interagem e respeitam a cultura global. Assim sen-
do, as ações pedagógicas carregam a intencionalidade de práticas de escrita
e leitura que buscam o desenvolvimento do sujeito participante da aldeia
global.
As multimodalidades sugerem práticas multiletradas que encontraram um
vasto campo a ser explorado pelos professores bilíngues, entendendo que
é por meio das línguas que ocorre o trânsito de linguagens múltiplas. O
Programa Bilíngue faz parte dessa engrenagem articuladora dos diversos
letramentos que movem diferentes saberes e fazeres.
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