Page 201 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
P. 201

As competências do século XXI preconizam o protagonismo e a leitura crí-
          tica do mundo no aporte das múltiplas semioses, dos multiletramentos e
          trabalhos colaborativos. As interfaces da abordagem metodológica CLIL,
          em diálogo com as Metodologias Ativas, configuram um local para além da
          sala de aula tradicional. O papel do educador bilíngue centraliza e apoia o
          estudante nos projetos dialógicos dos processos de ensino-aprendizagem.

          Em relação à intencionalidade e ao letramento entre Línguas, lembramos
          que as práticas sociais que envolvem a leitura e escrita carregam em si a
          dimensão  do  conhecimento  e, automaticamente, os  privilégios  advindos
          deste. Nos valores maristas – permeados pelo respeito ao desenvolvimento
          humano, que visa à emancipação e à empatia pelo outro e pela diversidade,
          a exposição aos conhecimentos advindos dos letramentos deve gerar e am-
          pliar as possibilidades de práticas sociais promotoras do bem comum. Dessa
          forma, o educador é promotor de conhecimento cuja finalidade é agregar
          valores universais que mobilizam ações solidárias e geradoras da igualdade
          social e tolerância em meio à diversidade e à ética. O poder gerado pelo co-
          nhecimento e pelo acesso a mais línguas deve pautar-se pela construção de
          valores universais que interagem e respeitam a cultura global. Assim sen-
          do, as ações pedagógicas carregam a intencionalidade de práticas de escrita
          e leitura que buscam o desenvolvimento do sujeito participante da aldeia
          global.

          As multimodalidades sugerem práticas multiletradas que encontraram um
          vasto campo a ser explorado pelos professores bilíngues, entendendo que
          é por meio das línguas que ocorre o trânsito de linguagens múltiplas. O
          Programa Bilíngue faz parte dessa engrenagem articuladora dos diversos
          letramentos que movem diferentes saberes e fazeres.















 Diretrizes do Programa Marista Bilíngue  201                     4ª Edição 201
   196   197   198   199   200   201   202   203   204   205   206