Page 200 - Diretrizes do Programa Marista Bilíngue - 4ª Edição
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e campos do conhecimento são veiculados por línguas. Neste cenário de
          aprendizado o letramento entra desvinculado da função exclusiva de de-
          codificação e codificação de sons e letras, mas sim pela experiência com o
          mundo letrado, trazendo as habilidades próprias do letramento em cada
          fase da educação, dialogando com os diversos componentes curriculares,
          agregando relações transdisciplinares e dialógicas de transformação social,
          criticidade e protagonismo dos estudantes.

          Como insights práticos acerca do letramento, destacamos que a exposição
          ao mundo letrado: livros, contação de histórias, recontos, projetos, pala-
          vras, rótulos, em língua inglesa, deve ser oferecida aos estudantes desde a
          educação infantil. Essa ação proporcionará o enriquecimento do repertório
          linguístico da criança. A comparação das palavras, dos sons e significados
          resultará num crescimento crítico relacionado à diversidade linguística e
          cultural. O trabalho de alfabetização em si não é função do Programa Bilín-
          gue, esse é um processo do componente curricular da língua portuguesa.
          Contudo, a apresentação das palavras escritas (do mundo letrado) certa-
          mente resultará em comparação de sons e ortografia por parte dos estudan-
          tes. Caberá aos professores aproveitar a curiosidade dos estudantes para
          levantarem discussões sobre a diversidade entre línguas. Lembrando que
          esse exercício para o cérebro, segundo a neurolinguística, é positivo, pois
          ativa diferentes áreas da mente.

          No ensino fundamental, as práticas priorizam a aquisição da língua sem
          deixar de lado a exposição diversificada de textos, histórias, narrativas au-
          ditivas e visuais, quadrinhos, textos instrucionais, e demais gêneros; enfim,
          levando o estudante para a palavra situada no contexto do mundo social.
          Vocábulos soltos e descontextualizados não configuram práticas de letra-
          mentos.













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