Page 8 - Diretrizes para Produção Textual - 2ª Edição
P. 8

Nesse contexto, as linguagens são entendidas como formas de expressão das subjetividades
          humanas e representação das identidades sociais, contemplando as línguas naturais (maternas
          e adicionais) e as linguagens artísticas (artes visuais, teatro, música, dança, entre outros) e
          corporais (esportes, jogos, danças, lutas, entre outros). As linguagens (corporal, visual, sonora e,
          contemporaneamente, digital), portanto, permeiam o mundo que nos rodeia ao mesmo tempo
          que construímos a realidade por meio das linguagens. Assim, a perspectiva escolar para
          as linguagens é integradora e essencial para a formação integral do sujeito, ampliando as
          possibilidades de significação e construção de sentidos. Muito além dos aspectos teóricos e das
          características de cada linguagem, a área se debruça sobre os usos concretos, o desempenho
          dos participantes e os valores transmitidos e reproduzidos nas interações sociais:
                      O foco da área está não apenas no domínio técnico dos códigos específicos de
                      cada linguagem, mas principalmente no uso deles, em diferentes situações da
                      vida e por diferentes interlocutores. Mais do que possibilitar a construção do
                      pensamento, a transmissão de informações, a linguagem deve ser vista como
                      um fator de interação humana, no qual a comunicação é afetada pelas relações
                      sociais que se estabelecem no processo discursivo. Por meio dela, o sujeito
                      pratica ações que não conseguiria realizar, a não ser utilizando a linguagem
                      como processo de elaboração e reelaboração da realidade, em função do
                      contexto e dos lugares do discurso (UMBRASIL, 2021, p. 34).
          A articulação entre os componentes curriculares da área, que já acontece de forma orgânica
          nas atividades humanas mediadas pelas linguagens (corporal, visual, sonora e, contempo-
          raneamente, digital), deve ocorrer, também, de maneira fluida, nos espaçotempos escolares.
          Isso por meio das diferentes práticas, vivências e experiências que propiciem mais do que a
          apropriação das especificidades de cada linguagem, mas que também oportunizem o diálogo
          entre as diferentes linguagens, reconhecendo sua natureza dinâmica e diversa, indo além do
          aspecto linguístico, insumo da Língua Portuguesa, como exemplificado por Rojo e Moura (2012):
                      É possível afirmar também que o aspecto interacionista da linguagem só se
                      concretiza porque é possível perceber a construção dela além das estruturas
                      linguísticas, tendo em vista que são levadas em conta as estruturas multisse-
                      mióticas, tão importantes quanto o texto verbal para o exercício da interação
                      em diversas instâncias comunicativas.

          1.2. O componente curricular de Língua Portuguesa
          Conforme a Base Nacional Comum Curricular, o componente curricular de Língua Portuguesa
          tem por objetivo primordial o trabalho com os múltiplos letramentos, de modo a “proporcionar
          aos estudantes experiências que contribuam para a ampliação dos letramentos, de forma
          a possibilitar a participação significativa e crítica nas diversas práticas sociais permeadas/
          constituídas pela oralidade, pela escrita e por outras linguagens” (BRASIL, p. 67-68, grifo nosso).
          Nesse contexto, o componente se organiza em quatro práticas de linguagem (outrora, eixos
          estruturantes), as quais estão previstas no currículo, por meio do desenvolvimento das compe-
          tências e habilidades, a saber: Oralidade, Leitura/escuta, Produção de textos e Análise linguís-
          tica/semiótica.




                                     a
           8   Diretrizes para Producao Textual - 2   Edição
   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12   13